Europa

Alemanha suspende autorização para gasoduto Nord Stream 2, da Rússia, por crise ucraniana

A medida para congelar a certificação do gasoduto é uma punição pela Rússia ter reconhecido dois territórios da Ucrânia como repúblicas independentes e a autorização para a entrada de tropas.

Alemanha suspende autorização para gasoduto Nord Stream 2, da Rússia, por crise ucraniana

Olaf Scholz em discurso durante a conferência de segurança de Munique. — Foto:ANDREAS GEBERT/Reuters

O chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou nesta terça-feira (22) a suspensão da autorização para o gasoduto Nord Stream 2, que liga a Rússia à Alemanha, depois que o governo russo reconheceu a independência de duas repúblicas separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia, Donetsk e Luhansk.

“Parece técnico, mas é um passo administrativo necessário e, então, pode não existir certificação do gasoduto e, sem certificação, o Nord Stream 2 não pode começar a operar”, afirmou Sholz.

“Não podemos aceitar o reconhecimento (das regiões pró-Rússia) e por isto é tão importante reagir agora e rápido”, disse.

Gasoduto não está em operação

O Nord Stream 2, concluído em novembro mas não entrou em operação, é um projeto que provocou dúvidas econômicas e geopolíticas desde o início.

O início da operação dependia de uma certificação da agência reguladora alemã de energia, que estava analisando possíveis problemas com a legislação alemã e europeia.

Agora, o governo alemão decidiu dar um passo à frente com a suspensão, o que é uma consequência dos últimos eventos na fronteira entre Rússia e Ucrânia.

O Nord Stream 2 mede 1.230 quilômetros. Ele passa sob o Mar Báltico e tem capacidade de 55 bilhões de metros cúbicos de gás por ano. Segue o mesmo percurso que o Nord Stream 1, que funciona desde 2012.

O gasoduto evita o território ucraniano e aumentaria o abastecimento de gás russo à Europa, no momento em que a produção própria registra queda.

O chanceler alemão advertiu que poderá haver outras sanções em caso de agravamento da situação na fronteira ucraniana. Também disse que confia na aprovação de medidas punitivas fortes contra a Rússia por parte da União Europeia.

Apesar das declarações, Scholz pediu mais oportunidades à diplomacia para evitar uma catástrofe. “É o objetivo de todos os nossos esforços diplomáticos”, disse.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

2

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

3

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

4

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia

5

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão