Sem pés

Arqueólogos encontram 32 esqueletos no Peru

Os restos mortais foram encontrados ao lado de urnas de cerâmica e outros itens domésticos, como colheres de ossos e metal. O intrigante é que vários esqueletos estão sem os pés.

Arqueólogos encontram 32 esqueletos no Peru

15 corpos de crianças e adolescentes da Civilização Moche que não têm os ossos do membro inferior. — Foto:Reprodução

Arqueólogos escavaram 32 sepulturas no complexo de El Chorro, em Pomalca, no Peru.Segundo relatos da mídia local, restos mortais foram encontrados ao lado de urnas de cerâmica e outros itens domésticos, como colheres de ossos e metal. O intrigante é que vários esqueletos estão sem os pés. 

Pesquisadores que trabalham no Museu das Tumbas Reais de Sipán afirmaram que há 15 corpos de crianças e adolescentes da Civilização Moche que não têm os ossos do membro inferior. 

De acordo com Edgar Bracamonte, que está supervisionando as escavações, ele e sua equipe achavam que isso era resultado de amputações. Contudo, eles notaram que uma ossada estava sem a fíbula (osso da panturrilha), sugerindo que os ossos dos pés foram roubados dos túmulos.
Segundo o portal IFLScience, o roubo de restos mortais em culturas pré-hispânicas era muito comum. Os ossos eram usados para a fabrição de joias, por exemplo. “Isso torna os rituais e o culto aos mortos ainda mais importantes e intrigantes”, disse Bracamonte. 

A Civilização Moche eram um grupo de povos indígenas que dominavam o norte do Peru antes que os Incas e, mais tarde, os colonialistas espanhóis, assumissem o poder. O povo Moche construiu grandes estruturas semelhantes a pirâmides, criou obras de cerâmica e realizava sacrifícios humanos para seus deuses. 

Até agora, 23 dos túmulos encontrados são de Mochicas. Os nove restantes são da cultura de Lambayeque (ou Sicán), posterior aos moches. Juntamente com os corpos, as arqueólogos escavaram pelo menos 150 embarcações e vários tumis (facas cerimoniais).

“[Nos rituais] havia comida, bebida e música. Encontramos muitos instrumentos e alimentos de todos os tipos que estão bem preservados, além de vários potes com vestígios do preparo de refeições”, declarou Bracamonte. Ele e sua equipe iniciaram as escavações no final de setembro de 2018 e a pesquisa deve continuar até o dia 24 de dezembro. 

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

2

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

3

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

4

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

5

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia