Neste sábado

Bombeiros morrem em explosão de padaria em Paris, na França

Segundo jornal "Le Figaro", vazamento provocou a morte de dois bombeiros e pelo menos 30 ficam feridos em prédio comercial no centro da cidade.

Bombeiros morrem em explosão de padaria em Paris, na França

Vazamento de gás em padaria deixa pelo menos quatro mortos em Paris — Foto:Reprodução

Uma forte explosão causada por um vazamento de gás destruiu o piso térreo de um prédio comercial, onde funcionava uma padaria, no centro de Paris, neste sábado (12). Segundo informações do jornal “Le Figaro”, duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas com os destroços deixados pela explosão.

De acordo com a promotoria de Paris, entre os mortos, estão dois bombeiros. O órgão informou ainda que dez pessoas ficaram gravemente feridas e 37 ficaram levemente feridas com a explosão. 

O ministro do Interior da França, Christophe Castaner, chegou a falar em quatro mortos. Porém, as autoridades afirmaram que duas pessoas morreram em decorrência do vazamento, corrigindo as informações dadas pelo ministro.

“Gostaria de saudar a coragem dos bombeiros que salvaram a vida de seu companheiro, que permaneceu enterrado sob os escombros por duas horas e meia”, disse Christophe Castaner, em uma segunda coletiva de imprensa, de acordo com o “Le Figaro”. “Eles assumiram riscos muito importantes sob a autoridade de seu líder e conseguiram salvar sete vidas”. 

Segundo as testemunhas, a força da explosão, na rua Trevise, no distrito de Grands Boulevards, destruiu as fachadas próximas e balançou prédios a centenas de metros de distância.

Mais de 200 bombeiros atuam na operação de resgate e dois helicópteros aterrissaram na vizinha Place de l’Opera para retirar os feridos. “A situação está agora sob controle”, disse o ministro do Interior, Christophe Castaner. Uma testemunha em um hotel próximo do local disse que viu o incêndio surgir no prédio destruído pela explosão.

“Havia vidros quebrados por toda parte, as fachadas das lojas foram destruídas e as janelas se quebraram até o terceiro e quarto andares”, disse David Bangura, de 38 anos. Ele disse que ao se aproximar dos destroços, uma mulher chorava e pedia ajuda no primeiro andar de um prédio: “Ajude-nos, ajude-nos, nós temos um filho”.

A polícia da capital francesa estava em alerta máximo em decorrência do 9º dia consecutivo de protestos dos “coletes amarelos”, manifestantes que protestam contra o aumento no preço do combustível, com diversas partes do centro da cidade bloqueadas pela polícia.

Nos últimos anos, a França sofreu ataques militantes jihadistas em Paris, Nice, Marselha e além. Mas o promotor de Paris, Remi Heitz, descartou essa possibilidade. “Ainda precisamos determinar as circunstâncias e a causa da explosão, mas neste estágio podemos dizer que é claramente um acidente, presumivelmente um vazamento de gás”, afirmou.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã