Dresden

Cidade do leste alemão declara ‘emergência nazista’

Foi em Dresden que o movimento anti-islâmico e xenófobo Pegida começou, em 2014.

Cidade do leste alemão declara 'emergência nazista'

Dresden está localizada no estado da Saxônia, um reduto da Alternativa para a Alemanha (AfD) — Foto:Reprodução

A cidade de Dresden, no leste da Alemanha, aprovou uma resolução declarando situação de “emergência nazista”.

Em uma declaração política, aprovada pelo conselho municipal na noite de quarta-feira (30), os vereadores observaram que “atitudes e ações antidemocráticas, antipluralistas, misantrópicas e de extrema direita, incluindo a violência em Dresden, estão ocorrendo com frequência crescente”.

“Esta cidade tem um problema com nazistas e temos que fazer algo em relação a isso,” disse Max Aschenbach, um conselheiro da legenda “O Partido”, sigla política satírica, que iniciou a medida.

“A política deve finalmente começar a pôr isso no ostracismo e dizer: Não, isso é inaceitável”, disse ele à emissora pública local MDR.

Foi em Dresden que o movimento anti-islâmico e xenófobo Pegida começou, em 2014. Pegida é a sigla em alemão para “patriotas europeus contra a islamização do Ocidente”, e o movimento organiza comícios regulares na cidade.

Dresden está localizada no estado da Saxônia, um reduto da Alternativa para a Alemanha (AfD), partido populista de direita que ficou em segundo lugar nas eleições estaduais em setembro.

Entre outras coisas, a resolução passada nesta semana convida a cidade e as organizações da sociedade civil a fortalecerem uma cultura democrática, a proteger as minorias e os direitos humanos e a ajudar as vítimas da violência de direita.

Apela, além disso, a um enfoque sobre “as causas e consequências do antissemitismo, do racismo e da posição de extrema direita para restaurar a confiança nas instituições democráticas e a valorização da diversidade e da solidariedade respeitosa”.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã