Assembleia Nacional

Cuba inicia nesta quarta sessão que escolherá o sucessor de Raúl Castro

Pela primeira vez, em quase 60 anos, presidente não será um Castro. Porém, lideranças afirmam que não se trata de uma transição, mas de uma troca de geração na cúpula revolucionária.

Cuba inicia nesta quarta sessão que escolherá o sucessor de Raúl Castro

Porém, Raúl sai da presidência, mas não se afasta do poder. Ele continuará atuando como secretário-geral do poderoso Partido Comunista de Cuba (PCC) até 2021 — Foto:Reprodução/G1

A Assembleia Nacional de Cuba começa nesta quarta-feira (18) reunião que escolherá o sucessor de Raúl Castro na presidência do país. A sessão terá início às 9h (10h em Brasília) e está previsto que dure até esta quinta, quando o nome do escolhido deve ser anunciado.

Pela primeira vez em quase 60 anos, Cuba será governada por uma pessoa de fora da família Castro. Mas, segundo a EFE, lideranças afirmam que Cuba não vive uma transição política, mas sim uma troca de geração na cúpula revolucionária.

O sucessor será escolhido entre os membros do Conselho de Estado, do qual se tornará presidente. De acordo com France Presse, os deputados que formarão esse conselho devem ser eleitos também na quinta. Eles são propostos por um comitê de candidaturas, e o voto dos deputados será secreto.

Se não houver surpresas, a Assembleia elegerá o atual primeiro vice-presidente do conselho, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, ainda de acordo com France Presse. Díaz-Canel é um civil de uma nova geração que nasceu depois do triunfo da revolução em 1959.

Aos 86 anos, Raúl Castro encerrará uma era em Cuba ao passar o poder a um sucessor mais jovem, 12 anos depois de assumir o lugar de seu irmão mais velho Fidel Castro, que morreu em 2016.

Porém, Raúl sai da presidência, mas não se afasta do poder. Ele continuará atuando como secretário-geral do poderoso Partido Comunista de Cuba (PCC) até 2021, diz a France Presse.

Nesta quarta, os 605 deputados da nova Assembleia Nacional, eleitos em março, devem tomar posse. Na sequência, será formada a Mesa Diretora do Parlamento.

Inicialmente, a sessão da Assembleia Nacional estava prevista para começar na quinta, dia 19, quando se comemora no país o 57º aniversário da vitória em Baía dos Porcos – quando foram derrotadas as tropas anticastristas que tentavam tomar o controle da ilha. Mas foi antecipada em um dia.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

2

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

3

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia

4

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

5

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência