Desastre natural

Erupção de vulcão se intensifica nas Canárias, e mais três cidades são evacuadas

Nuvem de gás tóxico e cinzas já se estende por mais de 4 km no céu, e companhias aéreas cancelaram voos para La Palma. A erupção e suas consequências podem durar até 84 dias.

Erupção de vulcão se intensifica nas Canárias, e mais três cidades são evacuadas

Vulcão em erupção expele lava na ilha de La Palma na Espanha, em 23 de setembro de 2021. Ele entrou em atividade em uma pequena ilha nas Canárias, no Oceano Atlântico, no domingo (19) e forçou a evacuação de milhares de pessoas de suas casas. — Foto:Emilio Morenatti/Pool via Reuters

Autoridades da ilha de La Palma, na Espanha, ordenaram nesta sexta-feira (24) a evacuação das cidades de Tajuya, Tacande de Abajo e da parte de Tacande de Arriba devido à erupção do vulcão nas Canárias.

Os bombeiros tiveram de recuar e interromperam o trabalho de limpeza na cidade de Todoque na tarde desta sexta, após uma nova fenda se abriu no flanco do vulcão, e companhias aéreas cancelaram voos, devido à maior nuvem de gás e cinzas desde o vulcão entrou em erupção.

“O vulcão está em uma nova fase explosiva”, informou o serviço de bombeiros da ilha de Tenerife, que foi destacado para ajudar em La Palma, em uma rede social. “Os bombeiros não vão mais operar hoje”.

O Instituto de vulcanologia das Canárias disse na quinta-feira (23) que a nuvem de gás tóxico e cinzas já se estende por mais de 4 quilômetros no céu.

Moradores olham de uma colina enquanto a lava flui do vulcão em erupção na ilha de La Palma , na Espanha, em 24 de setembro de 2021. O vulcão nas Ilhas Canárias, um território espanhola no Oceano Atlântico, continua a produzir explosões e a expelir lava cinco dias após entrar em atividade. — Foto: Emilio Morenatti/AP

Os serviços de emergência ordenaram inicialmente que os moradores das três cidades ficassem em casa, mas a orientação mudou devido à intensificação da atividade do vulcão no parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha.

Voos cancelados

As companhias aéreas espanholas Iberia e Binter anunciaram nesta sexta que cancelaram alguns voos para La Palma devido ao vulcão (embora o espaço aéreo da ilha continue aberto).

“A evolução da nuvem de cinzas nos últimos dias forçou a companhia aérea a mudar sua programação, a partir de hoje, sexta-feira, 24 de setembro, cancelando voos para a ilha à noite”, anunciou a Binter em um comunicado.

A companhia aérea não especificou quantos voos serão afetados. Já a Iberia anunciou que cancelou um voo na tarde de hoje.

Lava do vulcão destrói tudo pelo caminho na ilha de La Palma, na Espanha, em 23 de setembro de 2021. O vulcão entrou em erupção no domingo (19) nas Canárias, um arquipélago espanhol formado por 8 ilhas no Oceano Atlântico, e forçou a evacuação de milhares de pessoas. — Foto: Emilio Morenatti/Pool via Reuters

Vulcão em erupção

O vulcão entrou em erupção no domingo (19) nas Canárias, um arquipélago espanhol formado por oito ilhas no Oceano Atlântico, e forçou a evacuação de milhares de pessoas.

As lavas estão descendo lentamente do Cumbre Vieja e continuam engolindo tudo o que encontram em seu caminho. Elas já destruíram 320 construções e 154 hectares de terra até o momento, em seu caminho em direção ao mar.

A lava pode gerar gases tóxicos se chegar ao Atlântico, e especialistas dizem que a erupção vulcânica e suas consequências podem durar até 84 dias em La Palma. A ilha tem cerca de 85 mil habitantes.

Erupção do vulcão na ilha de La Palma, na Espanha, em 23 de setembro de 2021. Ele entrou em atividade em uma pequena ilha espanhola nas Canárias, no Oceano Atlântico, no domingo (19) e forçou a evacuação de milhares de pessoas. — Foto: Emilio Morenatti/Pool via Reuters

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento