Veja vídeo

Estudantes fazem fotos de formatura em escola em ruínas na Ucrânia

Um grupo de estudantes se reuniu no último domingo (5) em escola de Kharkiv (Ucrânia), que está em ruínas após ser bombardeada pelas forças da Rússia, para fazer fotos de formatura do ensino médio.

A imagem de uma adolescente usando vestido de baile vermelho no meio dos escombros viralizou nas redes sociais, pelo significado da cena e pelo contraste entre a cor da peça de roupa e o tom pálido das ruínas.

A jovem de vestido vermelho foi identificada como Anna Episheva, de 16 anos.

“Havia muitos amigos na escola, éramos como uma grande família. Com as meninas escolhemos vestidos e ficamos felizes que todos estariam muito bonitos no dia da formatura. ‘Mas o ‘mundo russo’ veio até nós e arruinou todos os nossos planos com os quais sonhamos”, declarou ela.

Para marcar o evento solene, sob os olhos de soldados ucranianos e parentes, os formandos dançaram uma valsa na quadra da escola.

“Imaginávamos um ‘último sino’ (que marca a despedida do ensino médio) diferente para nossas crianças, mas é o que é, e queremos fazer uma festa para elas”, disse Olena Mosolova, professora de geografia da escola, de acordo com o site ucraniano “Suspilne”.

Kharkiv foi palco de alguns dos mais ferozes da guerra iniciada no fim de fevereiro. A cidade invadida teve o seu controle retomado pela Ucrânia duas semanas atrás.