Veja vídeo

EUA fazem teste com míssil intercontinental

Após adiar o lançamento devido à tensão em Taiwan, o exército realizou os testes com a bomba Minuteman III.

EUA fazem teste com míssil intercontinental

​Imagem de arquivo mostra o lançamento do míssil balístico interncontinental Minuteman III durante um teste operacional nos Estados Unidos em 2017. — Foto:REUTERS

Os militares dos Estados Unidos disseram nesta terça-feira (16) que realizaram um teste de um míssil balístico intercontinental Minuteman III, atrasado para evitar tensões crescentes com Pequim durante a demonstração de força da China perto de Taiwan no início deste mês.

A China desdobrou dezenas de aviões e disparou mísseis reais no Estreito de Taiwan depois que a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, fez uma viagem à ilha autogovernada. A China considera Taiwan parte de seu território e nunca renunciou ao uso da força para colocá-lo sob seu controle.

EUA testam míssil intercontinental Minuteman III — Foto: REUTERS

O teste mostrou “a prontidão das forças nucleares dos EUA e fornece confiança na letalidade e eficácia do poderio nuclear do país”, disse um comunicado militar dos EUA.

Os militares disseram que cerca de 300 desses testes ocorreram antes e não foram resultado de nenhum evento global específico.

O Minuteman III, com capacidade nuclear, fabricado pela Boeing Co., é fundamental para o arsenal estratégico dos militares dos EUA. O míssil tem um alcance de mais de 9.660 kms e pode viajar a uma velocidade de aproximadamente 24.000 km/h.

A Rússia e os Estados Unidos têm, de longe, os maiores arsenais de ogivas nucleares após a Guerra Fria, que dividiu o mundo durante grande parte do século 20, colocando o Ocidente contra a União Soviética e seus aliados.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

2

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

3

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

4

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia

5

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão