Conflitos

EUA pede que Rússia respeite ‘imediatamente’ trégua na Ucrânia

O porta-voz da diplomacia americana, Mark Toner, assegurou que os Estados Unidos estão acompanhando de perto os acontecimentos

EUA pede que Rússia respeite ‘imediatamente’ trégua na Ucrânia

“É imperativo que estas forças detenham seus ataques contra infraestruturas civis, incluindo a estação de tratamento de água de Donestsk”, acrescentou — Foto:Reprodução

O governo dos Estados Unidos pediu neste domingo à Rússia que respeite “imediatamente” o cessar-fogo que entrou em vigor na Ucrânia em 20 de fevereiro.

“Pedimos à Rússia e às forças separatistas que esta apoia (no leste do país) que respeitem imediatamente o cessar-fogo, retirem todas as armas pesadas e permitam o acesso total e sem restrições aos observadores da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa)”, disse o Departamento de Estado em um comunicado.

O porta-voz da diplomacia americana, Mark Toner, assegurou que os Estados Unidos estão acompanhando de perto os acontecimentos.

“Condenamos o ataque que a Missão Especial de Observação da OSCE (SMM) sofreu na sexta-feira e a captura de um veículo aéreo não tripulado da SMM pelas forças separatistas pró-russas”, afirmou Toner.

“É imperativo que estas forças detenham seus ataques contra infraestruturas civis, incluindo a estação de tratamento de água de Donestsk”, acrescentou.

A reação do governo americano chega um dia depois de que as autoridades ucranianas informaram que 16 dos seus soldados tinham sido feridos nas últimas 24 horas, em meio a uma escalada de violência, apesar da trégua entre a Ucrânia e a Rússia em vigor desde segunda-feira passada.

O conflito na Ucrânia, que já dura quase três anos, deixou mais de 10.000 falecidos.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

2

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

3

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

4

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia

5

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão