Controle

Forças do regime sírio reconquistam reduto do EI no leste da Síria

“Unidades das Forças Armadas (…) recuperaram o controle da cidade de Mayadin em Deir Ezzor”, informou a agência Sana, que cita uma fonte militar

Forças do regime sírio reconquistam reduto do EI no leste da Síria

Forças do governo sírio durante a ofensiva na província de Deir Ezzor — Foto:Reprodução

As forças do regime sírio “recuperaram o controle” neste sábado de Mayadin, um dos últimos redutos do grupo extremista Estado Islâmico (EI) no leste da Síria, anunciou a agência oficial Sana.

Na quinta-feira, com ajuda de bombardeios russos, as forças do regime conseguiram entrar em Mayadin, onde assumiram o controle de quatro bairros e forçaram os jihadistas a recuar até o rio Eufrates, limita com a cidade na província de Deir Ezzor.

“Unidades das Forças Armadas (…) recuperaram o controle da cidade de Mayadin em Deir Ezzor”, informou a agência Sana, que cita uma fonte militar.

“Muitos terroristas do Daesh morreram”, indicou a agência oficial, que usa o acrônimo em árabe do EI.

“Nossas unidades perseguem os que ficam e os que fugiram (…) enquanto outras unidades retiram as minas e os explosivos colocados pelos terroristas nas ruas e praças da cidade”, informou a televisão pública.

Os extremistas do EI são alvos de duas ofensivas distintas na província de Deir Ezzor, rica em petróleo e próxima da fronteira com o Iraque.

De um lado as forças do regime avançam rapidamente a partir do oeste para o Eufrates graças ao apoio da aviação russa e, do outro, uma aliança de combatentes curdos e árabes respaldada pelos Estados Unidos combate no lado leste do rio.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

2

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

3

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia

4

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

5

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência