América Latina

Fujimori, ex-presidente peruano, é internado por paralisia facial

O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, de 81 anos, que cumpre uma condenação de 25 anos de prisão, foi internado nesta segunda-feira (3) em uma clínica em Lima

Fujimori, ex-presidente peruano, é internado por paralisia facial

O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, participa como testemunha de julgamento em base naval em Callao, no dia 15 de março — Foto:Reuters/Mariana Bazo

O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, de 81 anos, que cumpre uma condenação de 25 anos de prisão, foi internado nesta segunda-feira (3) em uma clínica em Lima, após sofrer problemas neurológicos e ter uma crise de hipertensão — disse à AFP uma fonte familiar.

“Ele foi levado às 2h locais (4h em Brasília) por problemas neurológicos, uma espécie de paralisia facial com elevação da pressão”, disse a mesma fonte, que pediu para não ser identificada.

“Ele está em observação na Clínica Centenário Peruano Japonesa”, onde foi internado várias vezes em anos anteriores, explicou.

Fujimori cumpre uma sentença de 25 anos de prisão pelos massacres de Barrios Altos (1991) e La Cantuta (1992), onde esquadrões da morte integrados por militares assassinaram 25 pessoas, incluindo uma criança, em uma suposta operação antiterrorista, durante seu governo (1990-2000).

Filha presa

Keiko Fujimori, filha de Alberto e líder do partido Força Popular, também está presa. A Justiça do Peru decidiu mantê-la na cadeia no fim do mês passado. O juiz Víctor Zúñiga Urday acatou o pedido da promotoria para que ela permaneça em prisão preventiva por 15 meses enquanto aguarda uma decisão definitiva sobre o caso Odebrecht.

Keiko havia deixado a prisão em novembro de 2019 após uma decisão do Tribunal Constitucional.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento