Atitude

Governador de Porto Rico renuncia após envolvimento em escândalo

Ricardo Rosselló diz que entregará o cargo na sexta-feira (2). Ele será substituído temporariamente pela secretária de Justiça, Wanda Vázquez.

Governador de Porto Rico renuncia após envolvimento em escândalo

Os porto-riquenhos aguardavam esta notícia durante toda o dia, em meio aos rumores sobre a iminente renúncia e enquanto um comitê de juristas recomendava a abertura de um processo de impeachment. — Foto:Carlos Giusti / AP Photo

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, anunciou sua renúncia na noite desta quarta-feira (24), após duas semanas de protestos pelo vazamento de comentários ofensivos do político sobre mulheres, homossexuais e vítimas do furacão Maria.

“Após escutar as críticas e falar com minha família, tomei a seguinte decisão com desprendimento: hoje lhes anuncio que renunciarei ao cargo de governador na sexta-feira, dia 2 de agosto, às 17h”, disse Rosselló em vídeo divulgado no Facebook.

Logo após a divulgação do vídeo, ocorreu uma gritaria entre a multidão que desde a tarde protestava diante da La Fortaleza, a casa de governo em San Juan, de acordo com a France Presse.

“Acredito que Porto Rico continuará unido e caminhando em frente como sempre fez. Espero que esta decisão sirva como um apelo à reconciliação cidadã”, declarou o governador.

Rosselló informou que será substituído temporariamente pela secretária de Justiça, Wanda Vázquez.

“Assumirei a missão histórica que nos impõe a Constituição do Estado Livre Associado de Porto Rico e as leis aplicáveis”, disse Vázquez em um comunicado divulgado pelo jornal “El Nuevo Día”.

Vazamento de conversa                                    

Os porto-riquenhos aguardavam esta notícia durante toda o dia, em meio aos rumores sobre a iminente renúncia e enquanto um comitê de juristas recomendava a abertura de um processo de impeachment.

O presidente da Câmara de Representantes, Johnny Méndez, havia convocado uma sessão legislativa extraordinária para esta quinta-feira (25) visando iniciar o processo de destituição.

Há duas semanas, o governador de 40 anos enfrentava uma crise política devido ao chamado “chatgate”, vazamento de uma conversa na plataforma de mensagens Telegram, na qual ele e os outros 11 homens compartilharam comentários considerados ofensivos contra jornalistas, homossexuais e mulheres.

Em um deles, um colaborador de Rosselló se referiu jocosamente às vítimas do furacão Maria, que deixou quase três mil mortos neste território americano no Caribe.

Além disso, em 10 de julho, o Ministério Público pediu a prisão de seis funcionários acusados de desviar mais de US$ 15 milhões em fundos federais para recuperação após o pior furacão em um século.

Os protestos contaram com a participação de músicos porto-riquenhos, como Ricky Martin, René Pérez, Bad Bunny e Daddy Yankee.

Ricky Martin foi uma das pessoas ridicularizadas nas conversas do chat por causa da sua orientação sexual, que ele tornou pública em 2010.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã