Confronto

Israel bombardeia bases do Hamas em resposta a ataque de Gaza

No sábado, pelo menos quatro jovens palestinos morreram atingidos por disparos do exército israelita, segundo fontes médicas, durante manifestações.

Israel bombardeia bases do Hamas em resposta a ataque de Gaza

Ataque aéreo fez sirenes dispararem, forçando a população a correr para abrigos — Foto:Reprodução

O exército israelita bombardeou na noite deste domingo (31), madrugada de sábado no Brasil, posições do movimento radical Hamas na Faixa de Gaza, em resposta ao lançamento de foguetes em direção a Israel pelas milícias palestinas, em novo dia de confrontos. 

Os mísseis lançados do enclave, controlado pelo Hamas e sob bloqueio israelita desde 2007, fizeram disparar as sirenes antiaéreas na região de Eshkol, forçando a população a correr para abrigos.

“Foram identificados cinco lançamentos provenientes Faixa de Gaza em direção ao território israelita”, afirmou, em comunicado, o Exército.

No sábado, pelo menos quatro jovens palestinos morreram atingidos por disparos do exército israelita, segundo fontes médicas, durante as manifestações que assinalaram o primeiro ano da Grande Marcha do Retorno.

Os protestos começaram em 30 de março de 2018 e são oficialmente organizados pela sociedade civil, mas contam com o apoio do Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Os palestinos exigem o direito de regressar às terras que abandonaram ou de onde foram expulsos quando da criação do Estado de Israel, em 1948, e contestam o rígido bloqueio israelita ao enclave com mais de 10 anos.

Pelo menos 258 palestinos foram mortos por tiros israelitas no último ano, a grande maioria durante as manifestações junto à barreira de segurança, nas quais milhares participam semana após semana.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã