Combate

Israel inicia campanha de vacinação contra covid com profissionais da saúde

O plano de vacinação israelense exige de 60 mil a 82 mil doses por dia, embora a imprensa local tenha advertido que as dificuldades na distribuição poderiam forçar um ritmo mais lento.

Israel inicia campanha de vacinação contra covid com profissionais da saúde

Além dos trabalhadores da saúde, que serão vacinados na próxima semana, espera-se que os prefeitos e outros ministros do governo também sejam imunizados hoje, informou a emissora pública de televisão "Kan". — Foto:TV Globo/Reprodução

Jerusalém, 20 dez (EFE).- Israel iniciou neste domingo a campanha maciça de vacinação contra o coronavírus com funcionários da área da saúde do hospital, acompanhado pelo presidente Reuvén Rivlin, que queria estar entre os primeiros a serem imunizados para gerar confiança na população.

“Quando você vai e se vacina, você não está apenas cuidando de sua própria saúde, mas também da saúde daqueles ao seu redor”, declarou Rivlin ao ser vacinado no hospital Hadassah, em Jerusalém.

“Este passo ajudará a todos a voltarem ao normal, reativará a economia e aliviará parte da enorme pressão sobre o sistema de saúde”, acrescentou.

Segundo o presidente israelense, foi inoculado um dia depois do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, as preocupações de alguns sobre o efeito das vacinas são legítimas, mas os imunizantes passaram por controles rigorosos e podem ser confiáveis.

Além dos trabalhadores da saúde, que serão vacinados na próxima semana, espera-se que os prefeitos e outros ministros do governo também sejam imunizados hoje, informou a emissora pública de televisão “Kan”.

Ontem, junto com Netanyahu, foi vacinado o ministro da Saúde, Yuli Edelstein, e hoje, junto com Rivlin, foi a vez do ministro da Fazenda, Israel Katz.

A previsão é de que amanhã também haja doses para idosos que vivem em asilos e para os funcionários desses espaços. Depois, será a vez das outras pessoas com mais de 60 anos, e então seguirão as pessoas com patologias pré-existentes. Por fim, o restante da população será imunizado, com exceção de menores de 16 anos, mulheres grávidas ou amamentando e pessoas alérgicas ou que ainda estejam se recuperando da covid-19.

Com uma população de 9 milhões de habitantes, Israel tem centenas de milhares de doses de vacina da Pfizer – entre 500 mil e 600 mil, de acordo com o jornal “Haaretz” – e espera receber quase 4 milhões a mais até o final deste ano.

“Acredito que nas próximas semanas teremos vacinas suficientes para vacinar pelo menos 2 milhões de cidadãos”, disse hoje a diretora de Serviços de Saúde Pública do Ministério da Saúde, Sharon Alroy-Preis.

O plano de vacinação israelense exige de 60 mil a 82 mil doses por dia, embora a imprensa local tenha advertido que as dificuldades na distribuição poderiam forçar um ritmo mais lento.

Além da Pfizer, Israel também tem acordos com outras farmacêuticas, incluindo a Moderna, da qual receberá 6 milhões de doses nos próximos meses.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã