Mundo

Kim Jong-un pede desculpas por morte de sul-coreano

Pedido de desculpas da Coreia do Norte, em particular do próprio Kim, é algo extremamente incomum. Este foi o primeiro sul-coreano assassinado pela Coreia do Norte em 10 anos.

Kim Jong-un pede desculpas por morte de sul-coreano

Kim chamou o incidente de "assunto vergonhoso" e pediu desculpas "por ter decepcionado o presidente Moon Jae-in e os sul-coreanos". — Foto:Reprodução

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, pediu desculpas pelo assassinato de um sul-coreano nas águas do país, informou nesta sexta-feira (25) o gabinete da presidência de Seul, citado pela agência de notícias Yonhap.

Kim chamou o incidente de “assunto vergonhoso” e pediu desculpas “por ter decepcionado o presidente Moon Jae-in e os sul-coreanos”.

A carta enviada por Kim à presidência sul-coreana afirma que soldados norte-coreanos atiraram quase 10 vezes contra um homem que entrou ilegalmente nas águas do país e se recusou a se identificar.

Este foi o primeiro sul-coreano assassinado pela Coreia do Norte em 10 anos, de acordo com a agência de notícias France Presse.

Atitude incomum

O pedido de desculpas da Coreia do Norte, em particular do próprio Kim, é algo extremamente incomum.

A mensagem foi divulgada em um momento de congelamento das relações entre as Coreias, assim como das negociações entre Pyongyang e Washington pela questão nuclear.

A pessoa, supostamente um desertor e que trabalhava na indústria pesqueira, desapareceu na segunda-feira (21) a bordo de um barco de patrulha que navegava perto da ilha sul-coreana de Yeonpyeong, segundo uma fonte militar da Coreia do Sul. Yeonpyeong fica a 1,5 km da fronteira marítima com o Norte.

O pedido de desculpas de Kim acontece um dia depois de a Coreia do Sul ter acusado norte-coreanos de atirar e matar um de seus servidores públicos. De acordo com autoridades sul-coreanas, o corpo desse homem foi queimado após ter sido encontrado em um objeto flutuante em águas norte-coreanas. Seul, que classificou o ato como “atroz”, cobrou a punição dos responsáveis.

De acordo com a mensagem de Kim, após os disparos, os soldados norte-coreanos encontraram apenas o objeto flutuante com muito sangue, mas sem o homem ferido. Eles concluíram que ele estava morto e queimaram esse objeto seguindo orientações para evitar a propagação do novo coronavírus.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento