MAS

Líderes políticos ligados a Evo Morales são presos na Bolívia

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales denunciou na manhã deste sábado (23), por meio de publicações em uma rede social, que líderes políticos ligado ao MAS, legenda a que pertence, estão sendo perseguidos e presos injustamente.

Líderes políticos ligados a Evo Morales são presos na Bolívia

O ex-presidente renunciou em 10 de novembro, pressionado por protestos populares e pelas Forças Armadas, o que gerou alegações de que Evo sofreu um golpe de estado. — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na última quinta-feira (21), o vice-presidente do MAS (Movimento para o Socialismo), Gerardo García, foi detido no centro de La Paz sem que houvesse ordem de prisão contra ele. Na madrugada desta sexta (22), foi emitida ordem de prisão contra a ex-ministra da cultura Wilma Alanoca.

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales denunciou na manhã deste sábado (23), por meio de publicações em uma rede social, que líderes políticos ligado ao MAS, legenda a que pertence, estão sendo perseguidos e presos injustamente.

A declaração foi feita um dia após o governo interino acionar o Ministério Público contra ele, acusando-o de terrorismo. 

Gerardo García, considerado o segundo homem mais forte do MAS, estava com seu motorista em um carro oficial sem placa. Eles transportavam equipamentos de informática e caixas com documentos para a sede do partido. 

De acordo com a polícia, o veículo pertence ao Ministério do Desenvolvimento Rural. García e o motorista foram detidos e estão presos por uso indevido de bens do Estado, enquanto aguardam decisão judicial.

Evo afirmou que a prisão de García foi realizada “sem provas nem argumentos jurídicos”. 
O ex-presidente também classificou como injusta a ordem de prisão contra Wilma Alanoca, ex-ministra da Cultura durante seu governo. 

O Ministério Público denunciou Alanoca por incitação à violência e posse de explosivos caseiros, encontrados em uma garagem do ministério. Quatro funcionários foram presos, e o sindicado alega que as bombas foram produzidas sob ordens da ex-ministra.

Na manhã de quinta, a secretária de Alanoca foi detida pela polícia para “fins investigativos”. A ex-ministra pediu asilo à embaixada do México, país onde Evo está asilado. O Ministério Público tenta impedir que a solicitação de Alancoa seja atendida. 

De acordo com Juan Lanchipa, procurador-geral do Estado, um comunicado oficial sobre a investigação contra a ex-ministra foi emitido para a embaixada mexicana e todas as embaixadas onde ela poderia requisitar asilo. 

O governo interino da Bolívia iniciou neste sábado negociações com a oposição, com o objetivo de encerrar a onda de protestos e violência que deixaram 32 mortos no último mês. 

A Bolívia atravessa sua pior crise em 16 anos, após a oposição ter alegado fraude eleitoral na vitória de Evo nas eleições gerais de 20 de outubro. A OEA (Organização dos Estados Americanos) afirma ter encontrado irregularidades no processo. 

O ex-presidente renunciou em 10 de novembro, pressionado por protestos populares e pelas Forças Armadas, o que gerou alegações de que Evo sofreu um golpe de estado.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã