Rússia

Mais de 200 pessoas são presas em protestos contra Putin no dia de seu aniversário

Cerca de duas mil pessoas se reuniram na Praça Pushkin, no centro de Moscou, aos gritos de “Rússia será livre” e "Rússia sem Putin"

Mais de 200 pessoas são presas em protestos contra Putin no dia de seu aniversário

As manifestações coincidiram com o aniversário de 65 anos de Putin — Foto:Reprodução/EFE

A polícia russa deteve mais de 200 ativistas opositores ao governo Putin, neste sábado, por participarem de protestos contra o presidente em todo o país justamente no dia de seu aniversário. As manifestações também foram em apoio ao líder opositor Alexei Navalny, que está preso. Eles pedem que Navalny possa concorrer nas eleições de 2018.

As manifestações coincidiram com o aniversário de 65 anos de Putin. Grande parte deles não foi autorizada, incluindo aqueles em São Petersburgo e Moscou.

Cerca de duas mil pessoas se reuniram na Praça Pushkin, no centro de Moscou, aos gritos de “Rússia será livre” e “Rússia sem Putin”, antes de caminharem em direção ao Kremlin e ao parlamento. A polícia chegou a deter alguns manifestantes, mas não prendeu ninguém ali.

Em outras partes do país, a ação da polícia foi um pouco diferente e a ONG de Direitos Humanos “OVD-Info” afirmou que ao menos 262 pessoas foram presas em 27 cidades. Em São Petersburgo, a cidade natal de Putin, uma fonte da agência de notícia Reuters testemunhou a ação dura da polícia em prender ao menos 11 pessoas. A OVD-Info aponta que, ao menos, 66 pessoas foram presas na cidade.

Navalny, que está cumprindo uma condenação de 20 dias de prisão por violar regras sobre encontros públicos, convocou a manifestação em Moscou e em outras cidades russas. É a terceira vez apenas nesse ano em que ele é preso. O líder opositor acredita que poderá entrar na corrida eleitoral do próximo ano, apesar de o comitê eleitoral o ter declarado inelegível devido a uma sentença de prisão que, segundo ele afirma, teria tido motivações políticas.

Em um cartaz levado por um manifestante, Putin aparece retratado com uma coroa e em cima de uma montanha de dinheiro com a frase: “Feliz aniversário, pequeno ladrão!”. Putin governa o país há quase 18 anos.

Em São Petersburgo, cerca de 1500 ativistas se reuniram em uma praça antes de se dirigirem a rua principal gritando “Putin é um ladrão” e “Liberem Navalny”.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

2

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

3

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

4

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia

5

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão