Alga Tóxica

‘Maré Vermelha’ interdita praias de Miami

A "maré vermelha" é um fenômeno natural causado pelo organismo unicelular que libera uma poderosa neurotoxina que causa dores de cabeça, irritação nos olhos, tosse e asma.​

'Maré Vermelha' interdita praias de Miami

A "maré vermelha" é um fenômeno natural causado pelo organismo unicelular chamado Karenia brevis — Foto:Joe Cavaretta

A alga tóxica conhecida como “maré vermelha”, que se propagou a um ritmo frenético neste verão pela costa oeste da Flórida, atingiu as praias de Miami, informaram as autoridades nesta quinta-feira (4), após fecharem o acesso a várias delas.

A “maré vermelha” é um fenômeno natural causado pelo organismo unicelular chamado Karenia brevis, que libera uma poderosa neurotoxina que pode ser transmitida pelo ar e causa dores de cabeça, irritação nos olhos, tosse e asma.

O prefeito do condado, Carlos Giménez, disse em um comunicado no final do dia que todas as praias estarão abertas na manhã desta sexta (5), mas com cartazes “para advertir residentes e visitantes sobre os possíveis efeitos para a saúde da maré vermelha”.

A atual “maré vermelha” começou em outubro de 2017, mas piorou consideravelmente a partir de agosto deste ano, quando avançou ao longo da costa oeste da Flórida, matando toneladas de peixes e deixando um cheiro terrível.

O fenômeno também supostamente matou peixes bois, tartarugas e golfinhos na mesma zona.
O turismo é uma das principais indústrias da Flórida. Em 2017, o estado recebeu 116,5 milhões de visitantes, 3,6% a mais que em 2016.

Nesta quinta apareceram centenas de peixes mortos nas praias de Fort Lauderdale, cidade vizinha a Miami, segundo o jornal local Sun Sentinel. “Podemos esperar apenas que estas condições não persistam por muito tempo”, disse o prefeito de Fort Lauderdale, Dean Trantalis, citado pelo jornal.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento