Mundo

Mortos por tsunami e erupção de vulcão passam de 300 na Indonésia

Ao menos 400 pessoas continuam desaparecidas. Sobreviventes começam a receber ajuda, mas água limpa ainda é escassa.

 
Do G1, com agências internacionais 

Helicópteros com suprimentos de emergência chegaram nesta quarta-feira (27) às remotas ilhas indonésias devastadas pelo tsunami que matou 282 pessoas – enquanto em outro lugar do arquipélago, a erupção de um vulcão deixou ao menos 28 mortos. 

Segundo a agência nacional de desastres, mais de 4 mil pessoas estão desabrigadas pelo tsunami, desencadeado por um terremoto de magnitude 7,5 que devastou vários vilarejos e um resort frequentado por surfistas.

O alto funcionário encarregado de coordenar a assistência nos casos de desastres na província de Sumatra Ocidental, Ade Edward, disse à agência de notícias Reuters por telefone que a região começou a receber alimentos e barracas, mas a água limpa é escassa e o risco de doenças está aumentando.

O presidente Susilo Bambang Yudhoyono cancelou uma curta visita que faria ao Vietnã para lidar com as crises.

Sobreviventes caminham na área de Pagai Utara, devastada pelo tsunami na Indonésia (Foto: AP)As ondas gigantes, de até três metros de altura que em alguns lugares avançaram até 600 metros dentro do continente. O tremor de magnitude 7,7 foi registrado a cerca de 33 km de profundidade e a 78 km a oeste de Pagai Sul, nas Ilhas Mentawai, na noite de segunda, e destruiu casas na cidade costeira de Betu Monga e em outras localidades, segundo autoridades locais.

Vulcão
O Merapi está situado bem no meio de uma região extremamente habitada no centro da Ilha de Java. Mais de um milhão de pessoas vivem sob a ameaça de uma explosão do domo de lava, de nuvens incandescentes e lahars – avalanches de lodo formados pela fluidificação de materiais vulcânicos saturados de água, comportando-se como um fluido viscoso.

As autoridades haviam aumentado ao máximo, na segunda-feira (25), o nível de alerta ante o risco de erupção iminente.

"Ouvimos três explosões, às 18h (9h do horário brasileiro de verão), seguidas pelo lançamento de cinzas a 1,5 km de altitude e da formação de nuvens de vapor em torno" do vulcão, disse à agência France Presse Surono, encarregado da vigilância vulcanológica na Indonésia.

* Com informações da Reuters, AFP e AP

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã