EUA

Mulher morre após ser atingida por tiro dentro do Capitólio, nos EUA

Segundo 'Washington Post', mulher branca foi atingida no ombro e atendida por ambulância com paramédicos.

Mulher morre após ser atingida por tiro dentro do Capitólio, nos EUA

Mulher ferida é retirada do Capitólio dos EUA pela equipe de emergência em 6 de janeiro de 2021. — Foto:Reprodução/MSNBC

Uma mulher que foi baleada durante os confrontos entre manifestantes que invadiram o Capitólio, em Washington DC, nesta quarta-feira (6) e policiais morreu, segundo fontes policiais ouvidas pela emissora NBC.

Mais cedo, o jornal “Washington Post” afirmava que ela tinha sido atingida no ombro. Outros veículos de imprensa diziam que ela estava em estado crítico, sem identificar a origem da informação.

“Mulher branca, baleada no ombro”, disse um dos atendentes que a levou a uma ambulância com paramédicos que chegou ao local para prestar socorro, de acordo com o Washington Post. Policiais do Capitólio abriram caminho para que o veículo se aproximasse.

Diversos relatos na imprensa já falavam de uma mulher gravemente ferida, retirada ensanguentada de dentro do salão onde ocorria a sessão que iria certificar a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020.

Manifestantes pró-Trump, que não aceitam o resultado, interromperam a sessão ao invadir o local. Deputados e senadores foram retirados do prédio pouco antes da invasão.

Em mensagem nas redes sociais, o presidente Donald Trump pediu que os manifestantes protestassem “pacificamente” e que confiassem nas forças de segurança americanas. Entretanto, momentos antes, houve vandalismo e confrontos durante a tentativa de invasão, quando os manifestantes pró-Trump conseguiram ultrapassar as barreiras de segurança e entrar no Capitólio.

Por causa dos confrontos, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou toque de recolher na cidade a partir das 18h (locais, 20h de Brasília). A medida ficará em vigor por 12 horas. A prefeitura também fechou os centros de testagem para a Covid-19 até amanhã.

O governador de Virginia, Ralph Northam, declarou estado de emergência e também estabeleceu um toque de recolher a partir das 18 horas nas regiões de Arlington e Alexandria, que ficam nas proximidades de Washington DC.

Prisões

Forças de segurança retiram apoiadores de Trump do Capitólio — Foto: Reprodução/GloboNews

No final da tarde, o chefe de polícia de Washington DC, Robert Contee, disse que 13 pessoas tinham sido detidas por causa dos distúrbios no Capitólio. Destas, três eram de Arlington, Virginia, e as demais de fora da região de Washington.

“Um motim foi declarado. Ficou clara a intenção da multidão em ferir nossos policiais”, disse Contee.

Estado crítico

Segundo a CNN, um homem de 24 anos que estava escalando um andaime na fachada oeste do prédio do Capitólio caiu de uma altura de mais de 9 metros e foi transportado a um hospital em estado crítico.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento