Pandemia

Nova Zelândia entra em lockdown após 1 caso de Covid

Isolamento nacional vai durar pelo menos três dias.

Nova Zelândia entra em lockdown após 1 caso de Covid

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern. — Foto:EPA / Ansa - Brasil

A Nova Zelândia vai entrar em um lockdown nacional de três dias em função da descoberta de um caso do coronavírus Sars-CoV-2 em Auckland, cidade mais populosa do país, nesta terça-feira (17).

Esse é o primeiro relato de transmissão interna do vírus no arquipélago desde 28 de fevereiro, ou seja, em quase seis meses, e o infectado é um homem de 58 anos.

“Já vimos em outros lugares o que pode acontecer se não controlamos a situação”, afirmou a primeira-ministra Jacinda Ardern em um pronunciamento à nação.

A suspeita do governo neozelandês é de que o caso descoberto em Auckland esteja ligado à variante Delta do Sars-CoV-2, que já tem provocado um surto de contágios na vizinha Austrália.

“É melhor sermos cautelosos e depois sair quando estivermos confortáveis do que começar devagar e depois ficar nessa fase [do lockdown] por muito, muito mais tempo”, acrescentou Ardern.

O isolamento começa já na noite desta terça-feira, mas em Auckland e na vizinha Coromandel vai durar pelo menos uma semana.

A Nova Zelândia é elogiada mundialmente por sua gestão da Covid-19 e contabiliza até o momento apenas 26 mortes, tendo uma população de pouco menos de 5 milhões de pessoas.

Para alcançar esse objetivo, o país manteve suas fronteiras internacionais fechadas durante toda a pandemia e continuará assim até 2022. Por outro lado, passou mais de um ano sem lockdown nacional e sem restrições a atividades sociais.

Já a vacinação caminha a passos lentos: apenas 24% da população está totalmente imunizada contra a Covid, mas Ardern promete garantir doses para todas as faixas etárias vacináveis até o fim do ano.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã