Coronavírus

Número de mortes na Espanha cai e é o menor em 10 dias

Apesar da alta, foi o menor número de mortos nos últimos 10 dias. O país é o segundo com mais vítimas, atrás apenas da Itália.

Número de mortes na Espanha cai e é o menor em 10 dias

O número de mortes por coronavírus na Espanha caiu neste domingo (5) pelo terceiro dia seguido — Foto:Reprodução

O número de mortes por coronavírus na Espanha caiu neste domingo (5) pelo terceiro dia seguido, com 674 vítimas em 24 horas, elevando o saldo total para 12.418 pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde. Apesar da alta, foi o menor número de mortos nos últimos 10 dias. O país é o segundo com mais vítimas, atrás apenas da Itália.

No Reino Unido, a rainha Elizabeth II gravou uma mensagem dirigida à nação que será transmitida na noite deste domingo (5) na qual pede aos britânicos que superem o tempo de “dor” e “enormes mudanças” que a nova pandemia de coronavírus trouxe.

Em um fragmento de seu discurso adiantado pelo Palácio de Buckingham, a soberana britânica de 93 anos admite que a doença está causando sofrimento entre os cidadãos pela perda de vidas, bem como “dificuldades financeiras para muitas e enormes mudanças diárias na vida de todos”.

O Reino Unido tem, até o momento, 4,3 mil mortos e quase 42 mil infectados pelo coronavírus.

Na Alemanha, o número de mortes por coronavírus aumentou para 1.342, informou a agência de controle e doenças do país, o Instituto Robert Koch. Foram 184 vítimas a mais no sábado. Agora, a Alemanha possui 91.714 casos de coronavírus, um aumento de 5.936 em 24 horas.

A Grécia colocou em quarentena uma segunda instalação de migrantes depois que um homem de 53 anos deu positivo para o novo coronavírus, informou o Ministério da Migração neste domingo. O homem afegão vive com sua família no campo de Malakasa junto com centenas de requerentes de asilo. Ele foi transferido para um hospital em Atenas.

Ásia

A Índia confirmou 3.374 novos casos de coronavírus no país neste domingo (5). Um total de 302 casos e duas mortes foram relatadas desde sábado à noite. 77 pacientes morreram, enquanto 267 receberam alta, informou o ministério. O país está em isolamento total desde o último dia 24 de março. O bloqueio vai durar 21 dias.

No Japão, as autoridades confirmaram 336 novos casos de coronavírus – 130 apenas em Tóquio – informou o Ministério da Saúde do país neste domingo (5). Uma morte adicional foi confirmada, elevando o número de vítimas para 88. Quase 4.000 casos já foram identificados no país, 712 relacionados ao navio de cruzeiro Diamond Princess, sendo 11 mortes.

As autoridades japonesas informaram ainda que planejam aumentar sua produção do Avigan, um medicamento em teste para tratar a Covid-19. Essa medida será financiada pelo novo plano de estímulo econômico preparado pelo executivo japonês, cuja aprovação no parlamento japonês está prevista para a próxima semana, segundo o jornal japonês Nikkei

Na Coreia do Sul, foram registrados 81 novos casos de coronavírus no sábado (4), elevando o total nacional para 10.237. Um total de 6.463 pessoas se recuperaram e receberam alta. Mais seis pessoas morreram por causa da doença, elevando o número de vítimas para 183, anunciaram as autoridades neste domingo (5).

A China continental registrou 30 novos casos de coronavírus no sábado, acima dos 19 do dia anterior, com o aumento do número de casos envolvendo viajantes estrangeiros e de transmissões locais. A Comissão Nacional de Saúde disse em comunicado neste domingo (5) que 25 dos casos relatados no sábado envolveram aqueles que entraram no país do exterior, em comparação com 18 casos relatados no dia anterior.

‘Guerra’ de máscaras

Nos Estados Unidos, o número de vítimas neste sábado chegou a 8.500, segundo os dados da Universidade Johns Hopkins. A instituição informou ainda que em todo o país são mais de 312 mil infecções por coronavírus. No sábado, foram 1.344 novas mortes, maior número em um dia.

O presidente Trump disse que as próximas semanas serão muito difíceis e que haverá mortes no país. Ele afirmou ainda que precisa de máscaras de proteção contra o coronavírus e, ainda, que não quer “outros conseguindo” os equipamentos. Países da Europa acusam os EUA de ‘desviar’ os equipamentos.

Casos no Brasil e no mundo
No Brasil, as secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 20h30 deste sábado (4), 10.361 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 445 mortes pela Covid-19. Apenas dois estados ainda não registraram mortes: Acre e Tocantins.

O novo coronavírus infectou mais de 1,1 milhão de pessoas e matou mais de 60 mil em todo o mundo, segundo a Universidade Johns Hopkins.

  • Balanço da agência France Presse aponta que América Latina e Caribe têm mais de 30 mil casos e 1 mil mortes pela doença;
  • A Argentina confirmou neste sábado 98 novos casos , elevando para 1.451 o número total de infecções. São 43 mortes no país;
  • O vice-presidente do Equador, Otto Sonnenholzner, pediu desculpas neste sábado pelas imagens dos mortos nas ruas e casas da cidade de Guayaquil, a mais atingida pela pandemia do novo coronavírus no país;
  • No México, o Ministério da Saúde registrou no sábado 1.890 casos do novo coronavírus no país. As mortes subiram de 19 para 79;
  • O número de mortos em Honduras devido ao coronavírus aumentou para 22 neste sábado, com sete novos casos registrados, enquanto o número de casos infectados agora totaliza 268
  • O Irã chegou a 58,2 mil casos confirmados do coronavírus, com 3,6 mil mortes;
  • O Sudão do Sul confirmou seu primeiro caso de Covid-19, afirmou seu vice-presidente neste domingo;
  • O Ministério da Saúde das Filipinas informou neste domingo 8 mortes adicionais por coronavírus e 152 casos confirmados. São 3,2 mil infecções e 152 vítimas no país até o momento;
  • A Malásia registrou no domingo 179 novos casos, elevando o total acumulado para 3.662; o país registrou 61 mortes;
  • A Tailândia registrou 102 novos casos de coronavírus e mais três mortes, elevando as vítimas no país para 23;
  • O rei do Marrocos perdoou 5.654 presos e ordenou medidas de proteção. A seleção de prisioneiros obedeceu critérios como idade e saúde debilitada. A doença matou 59 pessoas no país.

Otimismo na Austrália

Várias autoridades de saúde da Austrália disseram neste domingo (5) que estavam cautelosamente otimistas sobre a lenta expansão do coronavírus no país, mas alertaram que as restrições de distância social devem permanecer no local por meses.

Os casos confirmados aumentaram 181 durante o período de 24 horas até o início do domingo, elevando o total nacional para 5.635, segundo dados do Ministério da Saúde. O número de mortes por Covid-19 subiu para 34.

Isso sugere que a taxa diária de infecções ficou abaixo de 5%, cerca de um quinto do que a Austrália viu em meados de março.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

2

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

3

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

4

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia

5

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão