Crise

Padres e religiosas são presos por protestarem contra crise migratória nos E.U.A

Entre os presos, estava Irmã Pat Murphy, de 90 anos, membro das Irmãs da Misericórdia. A religiosa trabalhou na imigração e defesa de migrantes e durante mais de uma década realizou vigílias de oração semanais fora dos escritórios de Imigração e Controle Alfandegário, em Chicago.

Padres e religiosas são presos por protestarem contra crise migratória nos E.U.A

Imagem da detenção de religiosas e religiosos católicos no Senado dos EUA. — Foto:Reuters

Um grupo de cerca de 70 católicos formado por sacerdotes, religiosas e leigos foi preso em um prédio do Capitólio dos Estados Unidos, em Washington DC, enquanto protestavam contra a crise migratória que o país enfrenta. A manifestação chamada “Dia da Ação Católica” foi realizada na quinta-feira, 18 de julho, no Russell Senate Office Building e buscava atrair a atenção sobre a situação na fronteira sul dos Estados Unidos, em particular, em relação à a prisão de crianças.

“Sentimos que era o momento de algo mais importante e a necessidade de correr um risco maior para conscientizar os católicos de todo o país”, disse a manifestante Maggie Conley a CNA – agência em inglês do Grupo ACI – durante o protesto.

As ordens religiosas presentes incluíam as Irmãs da Misericórdia, Irmãs do Bom Socorro de Nossa Senhora Auxiliadora, Irmãs Dominicanas da Congregação de Nossa Senhora do Sagrado Coração, jesuíta e frades franciscanos. Havia também vários leigos que não pareciam fazer parte de nenhuma ordem.

Alguns membros do grupo usavam pulseiras amarelas e portavam pôsteres com fotos de crianças migrantes que morreram sob a custódia dos Estados Unidos, bem como a data de sua morte. Durante o protesto, cinco pessoas se sentaram no centro do saguão do edifício formando uma cruz.

Entre os presos, estava Irmã Pat Murphy, de 90 anos, membro das Irmãs da Misericórdia. A religiosa trabalhou na imigração e defesa de migrantes e durante mais de uma década realizou vigílias de oração semanais fora dos escritórios de Imigração e Controle Alfandegário, em Chicago.

Irmã Judith Frikker, das Irmãs da Misericórdia, embora não tenha sido presa, participou em solidariedade com suas irmãs “e, o que é mais importante, com os imigrantes”. Em entrevista à CNA, disse que “os imigrantes, os detidos, suas famílias, especialmente as crianças, estão sendo tratados de uma forma que viola seus direitos humanos”.

A religiosa acredita que a crise na fronteira sul não ocorre por causa da imigração em si mesma, mas devido a como os imigrantes são recebidos no país quando tentam entrar.

“A crise não são as pessoas que entram, a crise é o que está acontecendo com as pessoas quando tentam entrar. Eles procuram viver com dignidade. Muitas pessoas estão buscando asilo e seus direitos estão sendo negados. Temos que agir contra isso”, indicou.

Irmã Judith luta por opções de políticas que abordem a imigração, o processamento de pedidos de asilo e a detenção nas fronteiras sem precisar fazer mudanças na infraestrutura.

A manifestação ocorreu poucos dias depois que o presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (UCSSB), Cardeal Daniel DiNardo, denunciou publicamente a ação do governo de Donald Trump  contra os imigrantes sem documentos, como as fiscalizações abusivas, assim como a limitação de asilo para aqueles que o solicitam..

Segundo a CNN, o governo de Trump apresentou uma regra na segunda-feira, 15 de julho, que poderia limitar drasticamente a capacidade dos migrantes centro-americanos de pedirem asilo caso entrem nos Estados Unidos pelo México, segundo um documento dos departamentos de Justiça e Segurança Nacional.

Esta regra proibiria os migrantes que residiram em um terceiro país de solicitar asilo nos Estados Unidos. Portanto, impediria que os migrantes que passam pelo México possam pedir asilo.

O governo também anunciou uma série de operações para prender imigrantes sem documentos em cidades como Atlanta, Baltimore, Chicago, Denver, Houston, Los Angeles, Miami, Nova York e San Francisco, para depois deportá-los.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã