Política

Parlamento da Venezuela declara mandato de Maduro ilegítimo

Vitorioso no pleito de 20 de maio último, presidente começa o segundo mandato, que vai de 2019 a 2025, no próximo dia 10, em meio a uma grave crise econômica.

Parlamento da Venezuela declara mandato de Maduro ilegítimo

Neste sábado (5), o Parlamento venezuelano, controlado pela oposição, fez coro e também declarou que o novo mandato de Maduro é ilegítimo. — Foto:arquivo

Na estreia internacional do ministro brasileiro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, os chanceleres do Grupo de Lima, reunidos nesta sexta-feira (4), assinaram um documento em que acordaram em não reconhecer a “legitimidade do novo mandato” do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, por considerar que as últimas eleições presidenciais, em maio, não contaram com as garantias necessárias de um pleito “livre, justo e transparente.”

Neste sábado (5), o Parlamento venezuelano, controlado pela oposição, fez coro e também declarou que o novo mandato de Maduro é ilegítimo.

“Reafirmamos a ilegitimidade de Nicolás Maduro (…). A partir de 10 de janeiro, estará usurpando a Presidência e, consequentemente, esta Assembleia Nacional é a única representação legítima do povo”, disse o novo presidente do Legislativo, Juan Guaidó, ao tomar posse. Ele foi escolhido por unanimidade para o cargo, conforme o portal G1.

Diante da ampla bancada da oposição e de representantes do corpo diplomático, Guaidó também se comprometeu a “gerar as condições para um governo de transição e convocar eleições livres”.

“A presidência não está desocupada, está sendo usurpada (…), estamos na ditadura”, afirmou o deputado do Vontade Popular, partido de Leopoldo López, em prisão domiciliar.

Vitorioso no pleito de 20 de maio último, Maduro começa o segundo mandato, que vai de 2019 a 2025, no próximo dia 10, em meio a uma grave crise econômica.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

2

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

3

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

4

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

5

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia