Pandemia

Pela 1ª vez, China não registra nenhum novo caso de contágio local da Covid-19

Dados desta quinta-feira mostram que os 34 novos infectados pelo coronavírus são importados

Pela 1ª vez, China não registra nenhum novo caso de contágio local da Covid-19

O país já planeja o fim do bloqueio de Wuhan. Ele acontecerá quando não houver novos casos por 14 dias. — Foto:Reprodução

A China anunciou quinta-feira que, nas últimos 24 horas, não registrou nenhum novo caso de contaminação local do coronavírus Sars-CoV-2, embora tenha verificado 34 casos originários de pessoas do exterior, segundo informações oficiais.

Conforme relatado pela Comissão Nacional de Saúde, esses 34 casos importados constituem o maior aumento diário em duas semanas. Segundo a Comissão, os casos importados agora totalizam 189.

Este é o primeiro dia sem casos locais de contaminação desde que as autoridades locais definiram os critérios de contagem em janeiro. A Comissão também informou oito outros pacientes mortos pela epidemia, elevando o número total de mortes na China continental para 3.245.

Números registrados mostram que o surto de coronavírus parece estar sob controle na cidade de Wuhan, capital da província chinesa de Hubei e onde o Covid-19 foi identificado inicialmente em dezembro de 2019.

De acordo com o balanço mais recente, atualmente existem apenas 7.263 pacientes ainda em tratamento médico na China para a infecção por COVID-19.

O país já planeja o fim do bloqueio de Wuhan. Ele acontecerá quando não houver novos casos por 14 dias.

No entanto, medidas estritas de controle e prevenção de doenças ainda serão necessárias para evitar uma possível recuperação, informou o China Daily na quinta-feira, citando o epidemiologista Li Lanjuan.

Li é o diretor do Laboratório Estatal de Chaves da China para Diagnóstico e Tratamento de Doenças Infecciosas.

“Se nenhum novo caso de coronavírus for relatado por 14 dias consecutivos em Wuhan após o último caso relatado, acreditamos que será o momento em que o bloqueio poderá ser gradualmente levantado. Esperamos que novos casos deixem de aparecer em meados ou no final de março”, disse Li ao China Daily.

“Depois que o bloqueio for afrouxado, ainda precisamos executar estritamente medidas de rotina para prevenir e controlar o vírus, a fim de evitar uma possível recuperação do surto”, completou.

Wuhan, uma cidade de 11 milhões de habitantes e a capital da província central de Hubei, está fechada desde o festival do Ano Novo Lunar em meados de janeiro e continua sendo a única cidade ainda designada como “de alto risco” na província e sujeita a rigorosas restrições. proibições de viagens.

O número de mortos pelo coronavírus em Hubei era de 3.130 em 18 de março, representando mais de um terço da contagem global de mais de 8.000 mortes.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã