Reino Unido

Theresa May, premiê britânica promete lutar por seu acordo sobre Brexit

May convocou uma coletiva de imprensa em sua residência em Downing Street para enfatizar sua determinação em manter o rumo do Brexit.

Theresa May, premiê britânica promete lutar por seu acordo sobre Brexit

May afirmou que lamenta as renúncias e que entende a infelicidade, mas disse acreditar que seu acordo é o correto — Foto:Reprodução

A primeira-ministra britânica, Theresa May, prometeu nesta quinta-feira lutar pelo texto do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia, depois de a renúncia do secretário do Brexit e de outros ministros colocar sua estratégia e seu emprego em risco.

Pouco mais de 12 horas depois de May anunciar que seu gabinete concordou com os termos do acordo, o ministro do Brexit, Dominic Raab, e a ministra de Trabalho e Pensões, Esther McVey, renunciaram.

May convocou uma coletiva de imprensa em sua residência em Downing Street para enfatizar sua determinação em manter o rumo do Brexit.

“Vou até o final? Sim”, disse May a repórteres.

Dois outros ministros, dois assistentes ministeriais e o vice-presidente do Partido Conservador também pediram demissão.

A hostilidade contra o acordo por parte de legisladores governistas e da oposição aumentou o risco de que ele seja rejeitado, e o Reino Unido deixaria a União Europeia, em 29 de março, sem uma rede de segurança.

May afirmou que lamenta as renúncias e que entende a infelicidade, mas disse acreditar que seu acordo é o correto.

“Acredito com cada fibra do meu corpo que o caminho que tomei é o correto para nosso país e para o nosso povo”, ela disse. 

“Farei meu trabalho de conseguir o melhor acordo possível para o Reino Unido, que seja de interesse nacional.”

Buscando preserva laços os mais próximos possíveis com a UE, May irritou muitos integrantes do seu partido que advogam por uma separação mais abrupta.

Enquanto isso, partidários de relações mais próximas com a União Europeia em seu próprio partido e no opositor Trabalhista disseram que o acordo desperdiça as vantagens de ser membro do bloco, em troca de poucos ganhos.

Os dois lados afirmam que, efetivamente, o acordo cede poderes à União Europeia, sem assegurar os prometidos benefícios de mais autonomia.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento