Tensão

Presidente da Ucrânia garante que não vai sucumbir às provocações russas

Volodymyr Zelensky afirmou ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que é a favor de uma solução diplomática.

Presidente da Ucrânia garante que não vai sucumbir às provocações russas

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. — Foto:Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (13) ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que é a favor de uma solução diplomática para a crise ucraniana e que o país não sucumbirá às provocações da Rússia.

“Somos a favor de uma solução política e diplomática para o conflito”, disse Zelensky, durante conversa telefônica com o político belga, segundo um comunicado. O presidente reiterou que Kiev compreende “todos os riscos” diante da ameaça de um ataque devido ao destacamento de mais de 100 mil soldados russos na fronteira com a Ucrânia e “está preparado para qualquer cenário”.

No entanto, ele observou que a Ucrânia vive neste estado desde 2014, quando a Rússia anexou a península da Crimeia e o conflito armado no leste do país entre separatistas pró-russos apoiados por Moscou e o Exército ucraniano teve início. Zelensky reiterou que atualmente “o pior inimigo é o pânico” que pode ser gerado por alertas do Ocidente, especialmente dos EUA, sobre um ataque russo iminente, ainda na próxima semana.

O presidente ucraniano e Michel discutiram as medidas que estão sendo tomadas para promover a desescalada e alcançar a paz em Donbass dentro dos formatos de negociação existentes, em particular o Formato Normandia (Rússia, Ucrânia, Alemanha e França).

Volodymyr Zelensky também enfatizou a importância da unidade e coordenação dos esforços políticos e diplomáticos para desbloquear o processo de paz e restaurar a estabilidade, de acordo com seu gabinete. Ele também agradeceu a Michel e aos líderes da UE (União Europeia) por manterem seus diplomatas no país.

O mandatário também reiterou a exigência ucraniana de que sanções preventivas sejam impostas à Rússia para evitar “as intenções agressivas do Kremlin”, algo que a UE não contempla. Está sendo preparado um pacote de sanções sem precedentes caso a Rússia decida invadir o país vizinho.

Zelensky e Michel também discutiram como aumentar as capacidades de defesa e financeiras da Ucrânia na sequência da ameaça russa e do risco de desestabilização da economia. Neste contexto, o presidente ucraniano agradeceu à UE o pacote de ajuda macrofinanceira de 1,2 bilhão de euros concedido à ex-república soviética. 

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento