Guerra

Presidente ucraniano Zelensky visita tropas da linha de frente

"Quero agradecer por seu grande trabalho, por seu serviço, por proteger a todos nós, nosso estado", disse Volodymyr Zelensky.

Presidente ucraniano Zelensky visita tropas da linha de frente

Volodymyr Zelenskiy visitou duas cidades próximas à frente de batalhas contra o exército russo depois de se encontrar com tropas na região de Zaporizhzhya 29/05/2022 — Foto:Serviço de Imprensa da Presidência da Ucrânia/Divulgação via REUTERS

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou tropas da linha de frente na região sudeste de Zaporizhzhia, disse seu gabinete neste domingo (5), uma semana após uma viagem semelhante à região nordeste de Kharkiv.

“Quero agradecer por seu grande trabalho, por seu serviço, por proteger a todos nós, nosso estado”, disse Zelensky no comunicado, acrescentando que fez um minuto de silêncio pelas tropas caídas.

Volodymyr Zelensky visitou duas cidades próximas à frente de batalhas contra o exército russo depois de se encontrar com tropas na região de Zaporizhzhya. “Depois disso, fui com o chefe do (meu) escritório para o leste. Estávamos em Lysychansk e Soledar”, disse Zelensky em seu vídeo. “Estou orgulhoso de todos que conheci, todos com quem apertei a mão, todos com quem me conectei e expressei meu apoio”.

Lysychansk está na região de Luhansk e Soledar está na região de Donetsk –compondo o Donbas, foco dos avanços da Rússia no leste da Ucrânia.

Homenagem a cineasta morto por forças russas
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky também prestou homenagem no domingo ao cineasta lituano Mantas Kvedaravičius, morto pelas forças russas em Mariupol em abril.

Zelensky fez suas observações em um discurso gravado para os convidados e participantes do Lituano National Film Awards, “Sidabrinė gervė”, na capital lituana, Vilnius.

“É importante suportar a verdade. É importante apoiar a arte que é para a vida, não para aqueles que querem destruir essa vida”, disse Zelensky no domingo.

“Os ucranianos vão se lembrar de Mantas Kvedaravičius como um homem que era exatamente assim. Ele realmente merece o Cisne de Ouro. Ele valorizava a vida e sempre se manifestou contra o que era uma ameaça à vida em sua opinião – e essa foi uma visão muito atenta”, disse Zelensky. adicionado.

Quando foi morto, Kvedaravičius ainda estava no processo de fazer seu filme “Mariupolis 2”, um documentário que retrata a vida na cidade sitiada após a invasão russa. O filme, finalizado por sua parceira ucraniana Hanna Bilobrova, foi exibido no prestigiado Festival de Cinema de Cannes nos dias 19 e 20 de maio.

Em seus comentários de domingo, Zelensky pediu aos convidados e participantes do festival “Sidabrinė gervė” que “sejam igualmente atentos” e “apoiem a vida”.

“E lembre-se da Ucrânia, Mariupol e do fato de que essa guerra que tirou a vida de Mantas. A guerra da Rússia contra a Ucrânia deve acabar. Acabar o mais rápido possível”, enfatizou.

O festival de prêmios de cinema é realizado anualmente sob o patrocínio da Primeira-Ministra da República da Lituânia Ingrida Šimonytė e transmitido ao vivo pela televisão nacional da Lituânia.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento