Crise

Protesto contra Maduro acaba em confronto entre manifestantes e policiais na Venezuela

Os manifestantes pretendiam chegar à sede do TSJ, mas tiveram a passagem impedida a poucos metros do ponto de partida pela Guarda Nacional Bolivariana, com bombas de gás lacrimogêneo.

Protesto contra Maduro acaba em confronto entre manifestantes e policiais na Venezuela

Protesto contra Maduro na Venezuela — Foto:Ueslei Marcelino/ Reuters

Soldados venezuelanos em motos atiraram gás lacrimogêneo contra centenas de jovens mascarados que atiravam pedras durante manifestação em Caracas neste sábado (22), no mais recente protesto contra as medidas do presidente Nicolás Maduro.

A coalizão da Unidade Democrática, principal grupo de oposição na Venezuela, havia convocado a manifestação na Corte Suprema em apoio aos magistrados indicados pela oposição na sexta-feira. Mas as forças de segurança do governo bloquearam a passagem dos manifestantes com escudos e carros blindados.

No conflito, várias pessoas se feriram, incluindo o estudante Wuilly Arteaga, que se tornou famoso por tocar seu violino em protestos.

Os paramédicos ofereceram primeiros socorros a Arteaga na rua enquanto o sangue escorria pelo seu rosto, disseram testemunhas.

Mais de 3.600 já foram presos em protestos na Venezuela, diz ONG

“A repressão é o único modo para que este regime se mantenha no poder”, disse o deputado da oposição Luis Florido durante a marcha, culpando o governo Maduro pela violência.

A coalizão da oposição e um movimento jovem chamado “Resistência” lideram as manifestações contra Maduro desde o início de abril. Eles acusam o presidente de transformar a Venezuela em uma ditadura e destruir o que deveria ser uma economia próspera. 

Maduro, por sua vez, diz que os manifestantes clamam por um golpe com o apoio dos EUA. Desde abril, mais de 100 pessoas já morreram nos protestos, com milhares de feridos e centenas de manifestantes presos. Cinco pessoas morreram durante uma greve nacional liderada pela oposição na quinta-feira.

Supremo da Venezuela anula nomeação de juízes feita pela Assembleia Nacional

A crise política venezuelana entrou em um novo e perigoso estágio, à medida que a oposição aumenta a presença nas ruas para tentar bloquear a controversa proposta de super-congresso que Maduro quer montar através de uma eleição no próximo fim de semana.

A oposição está boicotando a votação e alega que se trata de uma farsa para garantir maioria dos votos ao impopular Maduro. Eles pedem, em vez disso, eleições convencionais para tentar encerrar quase duas décadas de governo do Partido Socialista.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã