Natureza

Seis novas espécies de tamanduá-anão são descobertas na América Latina

Pesquisa guiada por brasileiros durou dez anos e fez expedições pelo Brasil e pelo Suriname, com a participação de outros países, como Colômbia e Peru

Seis novas espécies de tamanduá-anão são descobertas na América Latina

Pesquisadores coletaram 33 amostras para análise de DNA dos animais — Foto:Flávia Miranda/Arquivo Pessoal

Pesquisadores brasileiros, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), revelaram e confirmaram seis novas espécies de tamanduaí, ou tamanduá-anão, na América Latina.

Antes, acreditava-se que existia apenas a Cyclopes didactylus. Temos, a partir de agora, até uma versão “ruiva” desses animais, com a pelagem avermelhada, como explica Flávia Miranda, uma das autoras do estudo publicado nesta segunda-feira (10), no periódico científico “Zoological Journal of the Linnean Society”.

O estudo mostrou os resultados das análises de 287 espécimes de coleções – incluindo caudas e crânios – e o DNA foi sequenciado de 33 amostras. Os pesquisadores levaram em conta padrões para o pelo e outras características anatômicas dos animais.

Foram dez expedições em diferentes lugares do Brasil – Pará, Pernambuco, Piauí, São Luis, Amapá – e no Suriname, de 2007 a 2016, para caracterizar os novos tamanduás-anões. Algumas das amostras foram obtidas de outras regiões da América Latina, como Colômbia e Peru, e outros estados do país, como Manaus, Rondônia, Acre e São Paulo.
Três dessas novas espécies já haviam sido relatadas (as três primeiras abaixo), mas sem revalidação, e três nunca haviam sido identificadas. São os nomes:

  • Cyclopes ida
  • Cyclopes dorsalis
  • Cyclopes catellus
  • Cyclopes thomasi
  • Cyclopes xinguensis
  • Cyclopes rufus

A pesquisa foi orientada pelo pesquisador Fabricio Rodrigues. De acordo com Flávia, no próximo ano, será feita a análise do status de conservação desses novos tamanduás-anões. O interesse do projeto é identificar se alguma delas já está sob risco de extinção.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento