América Latina

Temer viaja neste domingo para posse de Sebastián Piñera como presidente do Chile

Presidente embarcou pela manhã e deve retornar ao Brasil ainda neste domingo

Temer viaja neste domingo para posse de Sebastián Piñera como presidente do Chile

Piñera governou o Chile entre 2010 e 2014 e assumirá o comando do país no lugar de Michelle Bachelet — Foto:Reprodução

O presidente Michel Temer embarcou neste domingo (11) para o Chile onde vai participar da cerimônia de posse de Sebastián Piñera como novo presidente do país.

A cerimônia está marcada para o meio-dia (horário de Brasília) deste domingo e acontecerá no Congresso Nacional chileno, em Valparaíso. Temer deve retornar ao Brasil ainda neste domingo.

Empresário bilionário e político de viés conservador, Piñera governou o país entre 2010 e 2014 e assumirá o Chile no lugar de Michelle Bachelet – leia detalhes mais abaixo.

Em 18 de dezembro, após a eleição, Temer parabenizou Piñera pela vitória no segundo turno sobre o candidato de centro-esquerda Alejandro Guillier.

“Acabo de conversar ao telefone com o Presidente eleito do Chile, @sebastianpinera, para cumprimentá-lo pela vitória e desejar pleno êxito. O Brasil e o #Chile são países amigos, que têm excelentes relações. Trabalharemos juntos para fortalecê-las ainda mais”, publicou Temer no Twitter.

Em mensagem divulgada na última quarta (7), o Ministério das Relações Exteriores informou que o Brasil “reitera sua disposição em trabalhar com o novo governo chileno em favor do fortalecimento da relação bilateral e do aprofundamento da integração regional”.

Segundo o Itamaraty, o Brasil é primeiro parceiro comercial do Chile na América do Sul. Já o Chile, o segundo parceiro comercial do Brasil na região. O fluxo comercial entre os dois países chegou a US$ 8,5 bilhões no ano passado.

Sebastián Piñera

Sebastián Piñera, 68 anos, governará o Chile pela segunda vez. Ele comandou o país entre 2010 e 2014 e, depois de quatro anos da segunda gestão de Michelle Bachelet, inicia neste domingo o mandato que vai até 2022.

Piñera nasceu em Santiago, em 1º de dezembro 1949. Cresceu em uma família de classe média e formou-se em Engenharia Comercial na Universidade Católica do Chile. No Estados Unidos, concluiu mestrado e doutorado em economia na Universidade Harvard.

Professor universitário e empresário, Piñera fundou na década de 1970 a construtora Toltén. Em 1978, conseguiu a representação no Chile para os cartões de crédito Visa e Mastercard e criou o Bancard.

Piñera também foi gerente-geral dos bancos Talca e Citicorp-Chile, presidente da Apple no Chile e acionista de empresas, entre as quais a Lan Chile (Latam, após a fusão com a brasileira TAM). Em 2004, ele comprou a TV Chilevisión e foi o maior acionista da empresa controladora do time de futebol Colo-Colo.

A carreira política de Piñera teve início na década de 1990, quando assumiu o mandato de senador. Eleito de forma independente, ele ingressou no partido Renovação Nacional, legenda que presidiu de 2001 a 2004.

Em 2005, Piñera lançou sua candidatura à presidência, porém foi derrotado por Michelle Bachelet, primeira mulher a governar o Chile, no segundo turno realizado em janeiro de 2006.

Na eleição seguinte, Piñera repetiu a candidatura, desta vez com sucesso. Em janeiro de 2010, foi eleito ao superar no segundo turno o ex-presidente Eduardo Frei. Em 2014, Piñera foi sucedido por Bachelet, eleita para um segundo mandato. Quatro anos depois, o conservador recoloca a direita no poder no Chile.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

2

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

3

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia

4

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

5

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência