Homem turco

Tiroteio em bonde deixa três mortos e cinco feridos na Holanda; suspeito foi preso

De acordo com a agência holandesa NOS, o suspeito de ter cometido o crime é um turco de 37 anos chamado Gökmen Tanis.

Tiroteio em bonde deixa três mortos e cinco feridos na Holanda; suspeito foi preso

Ele foi preso em uma série de operações da polícia local em residências e prédios de Utrecht — Foto:Piroschka van de Wouw/Reuters

Um homem efetuou disparos dentro de um bonde na cidade de Utrecht, na Holanda, na manhã desta segunda-feira (18). Três pessoas morreram. Outras cinco ficaram feridas – três delas em estado grave, segundo o prefeito da cidade, Jan van Zanen. A polícia prendeu um suspeito que estava sendo procurado.

Os tiros começaram por volta das 10h45 (6h45, em Brasília), na Praça 24 de Outubro, no centro de Utrecht. No local, há uma parada de bondes.

De acordo com a agência holandesa NOS, o suspeito de ter cometido o crime é um turco de 37 anos chamado Gökmen Tanis. Ele foi preso em uma série de operações da polícia local em residências e prédios de Utrecht.

Tanis aparece em uma imagem, aparentemente capturada por uma câmera de segurança de um bonde, vestindo casaco azul. O vídeo foi gravado às 10h41, ou seja, quatro minutos antes do relato dos tiros.

Segundo o procurador Rutger Jeuken, Tanis já foi preso anteriormente – as autoridades não revelaram por qual motivo. O coordenador nacional para Segurança e Contraterrorismo da Holanda, Pieter-Jaap Aalbersberg, afirmou que “não se pode descartar a motivação terrorista”.

No início, tanto a polícia holandesa quanto o prefeito haviam informado que nove pessoas ficaram feridas, mas a polícia corrigiu o balanço.

Alerta máximo

Após o tiroteio, a praça 24 de Outubro foi fechada e ambulâncias foram até o local. Três helicópteros foram acionados para dar socorro às vítimas.

As autoridades elevaram o alerta para ataques terroristas para o nível máximo (5) na província de Utrecht. As escolas foram orientadas a fechar suas portas e a polícia aumentou a segurança nas infraestruturas vitais. As mesquitas foram esvaziadas.

A polícia também está em alerta em Amsterdã e Roterdã. A segurança nos aeroportos foi reforçada.

O premiê holandês, Mark Rutte, disse estar preocupado e acionou o comitê de combate ao terrorismo após o incidente.

A cidade de Utrecht tem mais de 300 mil habitantes e fica a cerca de 40 km da capital holandesa, Amsterdã.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã