Veja vídeo

Tromba d’água se forma na costa da Flórida, nos EUA

Moradores de Golden Beach, no sul da Flórida, registraram nesta quarta-feira (19) o momento em que uma tromba d’água chegou à praia e se transformou em um tornado. 

Veja o vídeo acima.

O fenômeno danificou portões e derrubou árvores antes de voltar para o mar e se dissipar rapidamente. Segundo relatos da emissora local WSVN, a ventania lançou à água objetos pessoais e móveis das casas da região. Apesar da violência do vento, segundo a imprensa da Flórida, ninguém ficou ferido.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos recebeu o registro da tromba d’água às 13h09 (horário local, 14h09 em Brasília). Segundo a agência Reuters, o fenômeno durou não mais do que nove minutos.

Golden Beach fica a cerca de 30 km do centro de Miami, a principal cidade do sul da Flórida.

Tromba d’água

O Serviço Oceânico Nacional dos EUA explica que há dois tipos de tromba d’água:

  • Tromba d’água de tempo bom: formada a partir da base de nuvens cumulus em desenvolvimento. Geralmente, não estão associadas a tempestades e se movem pouco.
  • Tromba d’água tornádica: acompanhadas de tempestades e raios, têm as mesmas características de um tornado — podem se mover rapidamente em direção à terra firme e causar destruição. É o caso do fenômeno registrado na Flórida nesta quarta.