Mundo

Turquia e Rússia discutirão corredor marítimo de exportações ucranianas

De acordo com ministro das Relações Exteriores da Turquia, negociação acontecerá no dia 8 de junho e país está aberto à ideia.

Turquia e Rússia discutirão corredor marítimo de exportações ucranianas

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Moscou 27/04/2022. — Foto:Yuri Kochetkov/Pool via REUTERS

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, irá à Turquia com uma delegação militar no dia 8 de junho para discutir a criação de um potencial corredor marítimo para as exportações agrícolas ucranianas, disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, nesta terça-feira (31).

Em um telefonema com o turco Tayyip Erdogan na segunda-feira, o presidente Vladimir Putin disse que a Rússia está pronta para facilitar a exportação de grãos de portos ucranianos em coordenação com a Turquia.

Falando à agência de notícias estatal Anadolu, Cavusoglu disse que o trabalho ainda está em andamento com as Nações Unidas para chegar a um acordo sobre a criação do corredor do Mar Negro, mas que as questões entre Moscou e Kyiv permanecem. Ele informou ainda que a ONU propôs a formação de um mecanismo conjunto de observação para monitorar a rota marítima e que a Turquia estava aberta à ideia.

O ministro também afirmou que a Rússia queria que algumas sanções ocidentais contra seu setor de seguros fossem suspensas, pois isso afetaria os navios que participarão da potencial rede de transporte, enquanto a Ucrânia não queria que navios de guerra russos se aproximassem de suas docas em Odesa.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

2

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

3

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia

4

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

5

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência