Mundo

Uber do México suspende 240 usuários após motoristas terem contato com suspeito de estar infectado com coronavírus

Até o momento, o México não confirmou casos positivos para o surto em seu território, mas relatou nove casos suspeitos — dois deles na capital — que foram descartados após vários testes.

Uber do México suspende 240 usuários após motoristas terem contato com suspeito de estar infectado com coronavírus

No comunicado, o Uber afirmou que foi alertado pelo Ministério da Saúde local na sexta, dia 31 de janeiro, sobre a possibilidade de um usuário da plataforma ser um possível portador do coronavírus. — Foto:Reprodução

CIDADE DO MÉXICO — A Uber suspendeu neste sábado 240 contas de usuários na Cidade do México, no México, que teriam tido contato com dois motoristas que transportaram um suspeito de estar infectado pelo coronavírus.

Até o momento, o México não confirmou casos positivos para o surto em seu território, mas relatou nove casos suspeitos — dois deles na capital — que foram descartados após vários testes. Na China, a epidemia já deixou 294 mortos e milhares de infectados.

No comunicado, o Uber afirmou que foi alertado pelo Ministério da Saúde local na sexta, dia 31 de janeiro, sobre a possibilidade de um usuário da plataforma ser um possível portador do coronavírus.

A empresa explicou que dois motoristas possivelmente levaram o suspeito em viagens pelo aplicativo. Os colaboradores da companhia tiveram contato com outros 240 usuários, estes bloqueados neste sábado.

A Uber disse que entrou em contato com os motoristas e com os 240 usuários para alertar sobre a desativação temporária de suas contas, recomendando que elas entrem em contato com a autoridades de saúde caso precisem de mais informaççoes sobre a infecção ou apresentarem sintomas da doença.

Na quinta, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou status de “emergência internacional de saúde” para o surto, que começou em Wuhan, capital da província chinesa de Hubei. na China. . A medida atribui várias responsabilidades aos países do mundo e havia sido adotada apenas cinco vezes desde a criação do dispositivo, em 2005.

Mais de 50 milhões de chineses estão isolados em suas cidades, depois da imposição de quarentenas e/ou restrições às redes de transporte em outras quatro localidades. Ao todo, dez prefeituras adotaram medidas de confinamento na província de Hubei, cuja capital é Wuhan.

Ao todo, 22 países — além da China — confirmaram casos de coronavírus em seus territórios nacionais: Japão, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul, Tailândia, Vietnã, Nepal, Camboja, Sri Lanka, Austrália, Filipinas, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Finlândia, Itália, Reino Unido, Suécia, Rússia e Emirados Árabes Unidos.

Companhias aéreas têm cancelado voos para a China — a inglesa British Airways suspendeu todas as reservas para o país até março — e governos como os do Japão, Estados Unidos, Austrália e Inglaterra têm retirado seus cidadãos de Wuhan.

Além disso, objetos como fones de ouvido e cobertures, além de comida quente, foram cortados em diferentes trajetos aéreos.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã