América Latina

Venezuelanos escolhem presidente neste domingo

Estimada abstenção pode favorecer a reeleição de Maduro para mais seis anos de mandato no cargo que ocupa desde 2013

Venezuelanos escolhem presidente neste domingo

Mesmo com um índice de rejeição de mais de 75%, outro ponto a favor do atual presidente seria a falta de adversários de pesos nas urnas — Foto:Reprodução

Até o final deste domingo (20), os venezuelanos vão decidir se o atual presidente Nicolás Maduro, favorito à reeleição, permanece no cargo ou se ele terá que abrir espaço para outra força de governo. Em meio a uma acentuada crise econômica, social e política foram abertas às 6h (7h no horário de Brasília) as urnas de 14,5 mil centros de votação espalhados pelo país, onde 20,5 milhões de pessoas estão aptas a votar.

Ainda assim, a estimada abstenção pode favorecer a reeleição de Maduro para mais seis anos de mandato no cargo que ocupa desde 2013, após a morte de Hugo Chávez. Mesmo com um índice de rejeição de mais de 75%, outro ponto a favor do atual presidente seria a falta de adversários de pesos nas urnas, conforme destaca o G1.

Uma divulgada no último dia 5 de abril pela Atlantic Council revelou que quase metade dos venezuelanos avalia não votar nas eleições presidenciais, já que o voto não é obrigatório no país.

Inicialmente a eleição presidencial estava prevista para o fim deste ano, mas em 23 de janeiro a Assembleia Nacional Constituinte anunciou que o pleito seria antecipado para uma data anterior a 30 de abril, depois fixada em 22 de abril. Mais tarde, porém, voltou a ser remarcado para a segunda quinzena de maio.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]


COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento