Mercado

Volkswagen desiste de adiar lançamento do novo SUV Nivus com a pandemia da Covid-19 e carro será lançado em junho

A declaração veio em um cenário onde Peugeot, Fiat e Nissan já tiveram que rever sua programação por conta da pandemia do novo coronavírus.

Volkswagen desiste de adiar lançamento do novo SUV Nivus com a pandemia da Covid-19 e carro será lançado em junho

Resta saber como estará o mercado até lá. — Foto:reprodução

Uma das primeiras coisas que os executivos da Volkswagen disseram na apresentação virtual do Nivus é que o SUV de estilo cupê não teve seu lançamento adiado como as demais fábricas de carros fizeram e o carro chegará ao mercado até junho. A declaração veio em um cenário onde Peugeot, Fiat e Nissan já tiveram que rever sua programação por conta da pandemia do novo coronavírus.

Mas como manter o desenvolvimento de um carro quando o País parou para ajudar a conter novos contágios de Covid-19? Durante a conferência virtual com Autoesporte, José Loureiro, chefe de engenharia da Volkswagen, detalhou os ajustes feitos para manter o Nivus dentro do rígido cronograma alemão.

Um processo recorrente em todas as empresas é a adoção de reuniões virtuais, e isso foi feito de forma massiva na Volkswagen. Até Herbert Diess, chefão da marca, adotou o expediente à distância.

O problema é que, após os protótipos rodarem diferentes quilometragens, eles precisam ser desmontados para que as peças sejam avaliadas.

“Reduzimos ao máximo a quantidade de pessoas circulando na área de engenharia, e a aprovação dos componentes também está sendo feita à distância”, conta Loureiro.

A profusão de programas de simulação acelerou o desenvolvimento dos carros modernos e reduziu a necessidade de rodagens externas. Reduziu, mas não eliminou.

“Os carros projetados pela Volkswagen obrigatoriamente precisam passar por testes no gelo, para avaliar o ESC. Mas foram precisos ajustes para continuar os testes tanto na Alemanha quanto no Brasil”, continua Loureiro.

O executivo afirmou que os protótipos, agora, rodam com só um engenheiro a bordo. Como os veículos passam por diferentes condutores, a limpeza das unidades, sobretudo na parte interna, foi reforçada.

E esse processo é mais complexo do que em carros definitivos. A maioria dos protótipos carrega diversos sensores extras, e possuem cabos, comandos e até computadores espalhados pela cabine. Isso exigiu uma limpeza mais cuidadosa para evitar danos aos equipamentos que podem superar o preço do próprio carro.

Por fim, uma questão de calendário evitou que o Nivus fosse prejudicado pela pandemia. O SUV, que começou a ser criado poucos meses depois do início do projeto do novo Polo, já está na fase final de desenvolvimento.

A marca agora está fazendo pequenos ajustes, sobretudo eletrônicos, no Nivus, que já teve seu conjunto mecânico e o design aprovados muito antes da pandemia começar. Isso vai ajudar a Volkswagen a manter a programação de lançar o SUV ainda neste primeiro semestre.

Resta saber como estará o mercado até lá. Vendas virtuais e clientes que compram o carro sem vê-lo já existem por aí, mas o momento da economia pode jogar por água abaixo todo o esforço da Volkswagen em manter o Nivus no cronograma oficial.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã