Veja vídeo

Vulcão nas Ilhas Canárias: 180 tremores de terra são registrados em dois dias

180 tremores de terra foram registrado entre a manhã de quarta-feira e o início da tarde desta sexta.

Vulcão nas Ilhas Canárias: 180 tremores de terra são registrados em dois dias

Vulcão Cumbre Vieja, na Ilha de La Palma, está em erupção desde o dia 19 de setembro. — Foto:JUAN MEDINA / REUTERS

LA PALMA — A atividade sísmica na Ilha de La Palma, onde ocorre a erupção do vulcão Cumbre Vieja, continua intensa. Dados do Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha apontam que 180 tremores de terra foram registrado entre a manhã de quarta-feira e o início da tarde desta sexta. Deste total, 56 foram sentidos pela população local. O abalo de maior magnitude foi de 4.3, às 11h17 de quinta-feira, numa profundidade de 35 km.

Apesar dos números, o IGN informou que a amplitude média de tremores causados pelo vulcão “permanece estável com relação às observações medidas durante a erupção”. Ainda não é possível afirmar que houve um pulso de intensificação.

A qualidade do ar continua a preocupar as autoridades. Segundo a emissora portuguesa RTP, os moradores reclamam de um cheio de “ovo podre”, conforme as partículas de gases oriundos da lava se espalham pela atmosfera. Há também cinzas por toda a parte. Na quinta-feira, o acúmulo dessas partículas forçou o fechamento do aeroporto de La Palma, que permanece inoperante.

Equipe trabalha na limpeza das cinzas no aeroporto de La Palma, nas Ilhas Canárias Foto: Reprodução/Aena

A erupção já dura 20 dias e estima-se que tenha devastado mais de 400 hectares da ilha. Em entrevita ao jornal El País, o porta-voz do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canarias (Involcan), David Calvo, afirmou que a quantidade de lava liberada pelo Cumbre Vieja já é equivalente ao dobro do vazamento na erupção mais recente na região, registrada no Teneguía de 1971. Na metade do tempo da ocorrência anterior, já foram liberados quase 90 milhões de metros cúbicos de lava.

A magma chegou ao mar no dia 28 e formou uma “pirâmide” de cerca de 50 metros. As autoridades pedem desde então que os moradores evitem sair de suas casas e se aproximar da coluna de fumaça. Por conta da liberação de gases tóxicos, também foi recomendado o uso de máscaras e óculos para evitar inalação e o contato com os olhos.

De acordo com o Involcan, a erupção do Cumbre Vieja pode durar de 24 a 84 dias. A projeção leva em conta dados sobre explosões anteriores na ilha de La Palma. A média de duração do fenômeno é de 55 dias.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

2

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

3

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

4

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

5

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia