China

Xangai começa a retomar as atividades após flexibilizar restrições por Covid-19

População voltou aos locais de trabalho e o transporte público está funcionando, mas 500 mil pessoas seguem isoladas.

Xangai começa a retomar as atividades após flexibilizar restrições por Covid-19

População de Xangai está autorizada a sair de casa após dois meses de confinamento. — Foto:HECTOR RETAMAL / AFP

A cidade de Xangai, na China, começou a retomar nesta quarta-feira (1º) de maneira lenta suas atividades, depois que as autoridades flexibilizaram as restrições anti-Covid que provocaram um confinamento de dois meses e um duro golpe para a economia do país asiático.

Nos últimos dias algumas medidas já haviam sido flexibilizadas devido à queda expressiva dos casos de Covid, mas os moradores só estavam autorizados a sair de casa por algumas horas ao dia, e apenas nos bairros sem infectados.

Nesta quarta-feira (1º), os moradores foram autorizados a retornar aos locais de trabalho, mas com a obrigatoriedade de passar por leitores de códigos QR para provar que não têm Covid. O metrô e os transportes públicos voltaram a funcionar na cidade.

Funcionários precisam apresentar teste negativo de Covid-19 para entrar nos prédios comerciais HECTOR RETAMAL / AFP

Os habitantes da cidade se reuniram em pequenos grupos para conversar nos parques e os funcionários de lojas e mercados se prepararam para receber os clientes.

“Este é o momento que esperávamos há muito tempo”, comemorou o governo municipal de Xangai nas redes sociais.

O retorno total à normalidade, no entanto, ainda não é completo e mais de meio milhão de pessoas continuam submetidas a restrições severas.

xangai china HECTOR RETAMAL / AFP

Os centros comerciais, supermercados, farmácias e salões de beleza podem funcionar apenas com 75% de sua capacidade. Academias e cinemas continuam fechados em sua maioria e a reabertura das escolas será examinada caso a caso.

Irritação entre os moradores

Mas depois de dois meses em silêncio, a cidade voltou a recuperar alguns sinais de normalidade.

As grandes cercas amarelas ao redor dos edifícios residenciais foram retiradas na terça-feira.

E a famosa avenida histórica de Bund, às margens do rio Huangpu e que atravessa a cidade, recuperou um pouco de vida com moradores impacientes para tirar fotos.

Chen Ying, que trabalha com comércio eletrônico, continuará trabalhando de casa, mas aproveitará a flexibilização para passear com o filho de dois anos.

No primeiro dia após o rígido isolamento, Xangai tem pessoas circulando e se reunindo pelas ruas HECTOR RETAMAL / AFP

“Deveríamos ter sido livres desde o início, então que não esperem que esteja profundamente agradecida”, disse à AFP.

O confinamento da maior cidade da China irritou a população.

Apesar do aumento vertiginoso de casos positivos em março, o governo municipal descartou em um primeiro momento o confinamento, alegando a importância de Xangai para a economia.

Mas as autoridades mudaram de ideia no início de abril e decidiram confinar toda a cidade. Alguns moradores já estavam isolados antes mesmo da data.

Durante o período, muitas pessoas reclamaram dos problemas de abastecimento de produtos frescos e de acesso ao atendimento de saúde não vinculado à Covid.

“Acelerar a recuperação”

O confinamento de Xangai é o segundo maior na China desde o início da pandemia. Em 2020, o isolamento em Wuhan, a primeira cidade afetada pelo vírus, durou 76 dias.

Depois de mais de dois anos de pandemia, a China é a única grande economia mundial que persiste na estratégia “Covid zero”, que consiste em buscar a erradicação total do vírus em seu território com restrições severas.

A estratégia, especialmente com sua aplicação em um centro empresarial como Xangai, afetou a economia do país, minando a produção, limitando o consumo e interrompendo significativamente as cadeias de abastecimento.

Autoridades de Xangai seguem testa a população em massa (HECTOR RETAMAL / AFP)

“A tarefa de acelerar a recuperação social e econômica é cada vez mais urgente”, reconheceu o governo municipal de Xangai.

A flexibilização das restrições permitirá a retoma das atividades no comércio e nas fábricas, mas várias pessoas temem que a recuperação não será imediata.

“Definitivamente tenho preocupações, as coisas estão fora do nosso controle (…) Não é possível saber com a pandemia”, declarou Chen Ribin, proprietário de um café.

“Veio em abril, mas ninguém sabe dizer se não voltará em julho ou agosto (…) Só podemos seguir passo a passo. Acho que vamos demorar dois ou três meses para voltar aos níveis anteriores nos negócios”, disse.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

2

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

3

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

4

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia

5

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão