Por omissão em informações

978 empresas na Paraíba com pendências fiscais podem ter inscrição estadual cancelada

Oomissão de entrega da Guia de Informações Mensais, 978 empresas na Paraíba podem ter a inscrição estadual cancelada.

Por omissão de entrega da Guia de Informações Mensais (GIM-ICMS) no intervalo de janeiro de 2008 a dezembro de 2012, a Secretaria de Estado da Receita pode cancelar a inscrição estadual de 978 empresas na Paraíba. A primeira lista de contribuintes de um total de cinco saiu nesta quinta-feira (18) na seção de Avisos e Editais do Diário Oficial do Estado. Ela inclui 213 empresas com pendências fiscais (GIM/ICMS) junto à Receita Estadual. 

Segundo ainda o comunicado do edital, os proprietários ou contadores terão prazo até o dia 28 de abril para comparecerem à Recebedoria de Renda de João Pessoa com a finalidade de regularizarem as pendências por omissões de envio da GIM-ICMS nos últimos cinco anos (2008 a 2012).  A primeira lista de 213 contribuintes contempla, entre outras, empresas dos segmentos da construção civil, atacadistas, distribuidoras, importadoras, prestadores de serviços, varejistas, além de bares, restaurantes e similares. 

“O não atendimento da exigência de comparecimento, no prazo estipulado pelo edital, implicará no cancelamento da inscrição estadual e lavratura de Representação Fiscal das empresas, além da relativa à multa por omissão da entrega da GIM”, informou a subgerente da Recebedoria de Renda em João Pessoa, Rosa Virgínia de Oliveira Scarano. 

Segundo Rosa Virgínia, a Receita Estadual já havia notificado essas empresas por escrito, mas as correspondências retornaram. “Por isso, lançamos a primeira lista na seção de editais do Diário Oficial do Estado com o número da inscrição estadual e a razão social das empresas com pendências. É bom lembrar que as empresas com inscrição estadual precisam comunicar obrigatoriamente a repartição fiscal qualquer mudança de endereço em até 48 horas”, frisou.   

 A Recebedoria de Renda em João Pessoa da Receita Estadual informou ainda que para completar as 978 empresas com omissão da GIM-ICMS, outros quatro editais serão publicados no Diário Oficial dos próximos dias. “Os próximos editais terão listas com 140; 177, 224, e no quinto e último, uma lista com 224 contribuintes, com a respectiva inscrição estadual, perfazendo um total de 978 empresas com pendências fiscais junto à Receita Estadual no período de 2008 a 2012”, detalhou Rosa Virgínia. 

A GIM-ICMS, que trazem dados fiscais das empresas como as notas de saída, de entrada e do faturamento, é uma obrigatoriedade mensal das empresas com inscrição estadual pertencentes aos regimes de apuração do Simples Nacional e também Normal. Apenas as empresas do regime Normal nos últimos cinco anos, que estiverem migradas para a modalidade EFD (Escrituração Fiscal Digital), estão desobrigadas de entregar a GIM.     

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mais seis empresas devem se instalar no Complexo Aluízio Campos, em Campina Grande, nos próximos meses

2

Paraíba

Governo da Paraíba destina mais de R$ 8 milhões para pagamento do Garantia-Safra a agricultores de 135 municípios

3

Paraíba

Segundo réu envolvido na morte de lutador de MMA será julgado em Cabedelo neste sábado

4

Paraíba

Adolescente é apreendido e duas mulheres são presas em operação contra o tráfico de drogas em Coremas

5

Paraíba

Agendamento para emissão de passaporte pela internet está indisponível após instabilidade em sistema