Agricultura

Ações do Procase recebem reconhecimento do IICA no Brasil e Programa Semear Internacional

Os representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil e do Programa Semear Internacional visitaram algumas ações apoiadas pelo Procase na Paraíba

Ações do Procase recebem reconhecimento do IICA no Brasil e Programa Semear Internacional

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano — Foto:Reprodução

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) recebeu, nesta quinta (19) e sexta-feira (20), a visita de representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil e do Programa Semear Internacional, que conheceram algumas ações apoiadas pelo Procase no Estado. 

A delegação foi formada pelo representante do IICA no Brasil, Hernán Chiriboga, pelo consultor da Área de Agricultura, Territórios e Bem Estar Rural, Renato Carvalho, e também pela coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo, que foram acompanhados pelo coordenador do Procase, Aristeu Chaves, bem como pelas equipes regionais do Projeto nos territórios visitados.

A delegação visitou a sede do Procase em João Pessoa, onde esteve reunida com o coordenador do Projeto, além de suas gerências e assessorias, com o objetivo de conhecer a equipe e esclarecer os objetivos da visita, que buscou estreitar os laços entre o IICA e o Procase, conhecendo melhor a realidade dos beneficiários do Projeto e vendo as reais mudanças que são identificadas junto as comunidades atendidas.

As visitas de campo iniciaram pela comunidade Chã do Jardim, no município de Areia, onde há uma experiência bem sucedida na área de turismo rural. A comunidade não fica localizada na área de atuação do Procase, mas trata-se de um trabalho inspirador a outros projetos que buscam atuar em ações voltadas ao turismo rural, podendo ser alvo de intercâmbios e formações que venham a ser realizadas junto aos beneficiários. No local, há uma unidade de beneficiamento de polpa de fruta, que é comercializada na região, além de um restaurante e uma loja com produtos regionais, e também são realizados passeios e trilhas na Mata do Pau Ferro, localizada nas proximidades, além de uma área de camping que funciona no local.

O grupo também visitou o Assentamento Oziel Perreira, comunidade apoiada pelas ações do Procase, por meio do grupo de mulheres ‘As Margaridas’. O assentamento fica localizado no município de Remígio, e a comunidade vem sendo beneficiada com a construção de uma cozinha comunitária, que objetiva potencializar a produção de bolos, tapiocas e outros alimentos produzidos pelo grupo, fornecidos na merenda escolar do município, além de comercializados sob encomenda na região. Dentro do projeto que vem sendo desenvolvido com apoio do Procase, as mulheres também terão um espaço físico para a venda desses produtos, aquisição de equipamentos, além de capacitações na área de comercialização e marketing.

Na oportunidade, os representantes do IICA e Semear Internacional puderam conversar com as beneficiárias, conhecer um pouco mais sobre a história do grupo e escutá-las quanto as suas necessidades.

A visitação prosseguiu no município de Soledade, na comunidade de Quixudi, onde uma Unidade de Aprendizagem do Procase vem desenvolvendo a experiência do uso de potes de barro para irrigação, semelhantes aos utilizados para guardar água potável. Os potes enterrados e abastecidos com água servem como ferramenta para suprir o solo com a umidade necessária ao desenvolvimento das plantas. Dessa forma, a comunidade vem fazendo o plantio de hortaliças, legumes e plantas frutíferas em sistema de mandalas, distribuindo-as ao redor dos potes. A sugestão de uso desse sistema foi feita pelo representante do IICA, Hernán Chiriboga, em visita anterior às ações do Procase, e na ocasião ele pôde constatar o desenvolvimento do sistema, que vem obtendo êxito na região.

Encerrando as visitas no Estado, a delegação esteve no município de São Vicente do Seridó, mais precisamente no Assentamento Olho D’água, visitando um sistema de dessalinização que foi desenvolvido por meio da captação de energia solar. O dessalinizador transforma água salobra em potável e foi produzido a partir de uma experiência envolvendo alunos do curso de Agroecologia e membros da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), no campus II da UEPB, município de Lagoa Seca. A unidade que se encontra no assentamento Olho D’água foi implantada pelo Incra, e por dia chega a produzir 110 litros de água potável.

Por meio das visitas em campo, a delegação pôde avaliar de forma positiva a atuação do Procase no Estado, bem como identificar possíveis temas para serem alvo de intercâmbios, cursos e capacitações, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento dos projetos produtivos que são realizados nessas comunidades rurais.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Paraíba tem alerta de chuvas intensas e ventos fortes de até 60km/h para 92 municípios do Sertão

2

Paraíba

Cabedelo vai ganhar dez novos ônibus para o transporte coletivo; entrega será amanhã

3

Paraíba

Prefeitura de Tacima gasta quase R$ 500 mil em 7,2 toneladas de carne bovina, frango, linguiça e outros itens

4

Paraíba

Mais seis empresas devem se instalar no Complexo Aluízio Campos, em Campina Grande, nos próximos meses

5

Paraíba

Governo da Paraíba destina mais de R$ 8 milhões para pagamento do Garantia-Safra a agricultores de 135 municípios