nesta segunda

Aesa discute uso sustentável da água no Conselho Nacional de Recursos Hídricos

Especialistas em recursos hídricos de todo país se reunirão nesta segunda-feira (17), em Brasília, para discutir o uso sustentável da […]

Especialistas em recursos hídricos de todo país se reunirão nesta segunda-feira (17), em Brasília, para discutir o uso sustentável da água e o Governo do Estado será representado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Os debates acontecerão durante o encontro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), no prédio do Ministério do Meio Ambiente.

O encontro se estenderá até a quinta-feira (20) com a realização de várias mesas-redondas. Na segunda e terça-feira (18), a pauta de discussões será dominada pelo tema Águas Subterrâneas. “Vamos trocar experiências sobre as técnicas utilizadas na obtenção de dados necessários para estudos hidrológicos, sobre manejo e conservação dos recursos hídricos e sobre as características físicas das bacias”, explicou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

A Paraíba conquistou a vaga de titular no CNRH durante a eleição realizada em maio deste ano. O Governo do Estado se candidatou ao posto que era ocupado por Sergipe e obteve uma votação unânime. O Conselho tem 20 vagas para representantes de Conselhos Estaduais, com 10 titulares e 10 suplentes, sendo comum o revezamento da titularidade após um mandato de três anos. “O próximo passo é inscrever a Aesa no Conselho Mundial da Água. Queremos acompanhar de perto os principais projetos de gestão de recursos hídricos do planeta, garantir água de qualidade para o nosso povo e dividir este conhecimento com os outros estados”, acrescentou João Fernandes.

O CNRH desenvolve atividades desde junho de 1998, ocupando a instância mais alta na hierarquia do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, instituído pela Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. É um colegiado que desenvolve regras de mediação entre os diversos usuários da água, sendo, assim, um dos grandes responsáveis pela implementação da gestão dos recursos hídricos no país.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

2

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes

3

Paraíba

Tribunal de Justiça entrega à Assembleia anteprojeto que cria novos cargos de desembargador

4

Paraíba

Postos aumentam preço da gasolina em João Pessoa mesmo sem reajuste da Petrobras; entenda o motivo

5

Paraíba

Vereadores de Campina Grande aprovam projeto de lei para aumentar os próprios salários para mais de R$ 20 mil