Programa

‘Amigos da Praia’: População recebe ação de educação ambiental nas praias de Tambaú e Cabo Branco, em João Pessoa

A ação é parte do Programa ‘Amigos da Praia’, que também inclui o ordenamento do passeio público, na orla da Capital, e a distribuição de mudas de árvores nativas.

'Amigos da Praia': População recebe ação de educação ambiental nas praias de Tambaú e Cabo Branco, em João Pessoa

A programação também ocorrerá neste domingo (23), às 9h, com a concentração no Busto de Tamandaré. — Foto:Reprodução

A população que frequentou as praias de Tambaú e Cabo Branco, em João Pessoa, neste sábado (22), recebeu orientações sobre educação ambiental para o correto descarte de resíduos. A ação é parte do Programa ‘Amigos da Praia’, que também inclui o ordenamento do passeio público, na orla da Capital, e a distribuição de mudas de árvores nativas. 

A programação também ocorrerá neste domingo (23), às 9h, com a concentração no Busto de Tamandaré.

O programa ‘Amigos da Praia’ é realizado em parceria pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e as secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A programação será executada até o mês de fevereiro, nas praias de Manaíra, Bessa, Penha, Seixas, Praia do Sol e Barra de Gramame.
 
Para o superintendente executivo da Emlur, Igo Morais, a ação de conscientização ambiental é necessária, sobretudo no verão, quando há o aumento do fluxo de pessoas nas praias. “Nossa orientação é para todas as pessoas que frequentam a orla, incluindo os comerciantes e trabalhadores dos estabelecimentos. Todos devem fazer o descarte correto dos resíduos nas lixeiras, papeleiras e contentores dispostos na orla. Neste último caso, é preciso acondicionar os resíduos em sacolas para evitar que eles se espalhem, o que pode gerar mau cheiro”, afirmou.
 
Ao som de música – O grupo de percussão da Emlur, Baticumlata, que utiliza como instrumentos materiais reaproveitados, animou as pessoas em meio ao trabalho educativo. Foram apresentadas canções que enfatizam a proteção ambiental.
 
O turista de Santa Catarina, Beraldo Maia, parou para escutar o grupo e também elogiou a limpeza da orla de João Pessoa. “Eu já morei em sete capitais e conheço diversas cidades, mas, poucas têm uma orla tão limpa e organizada como João Pessoa. Sempre venho aqui com minha esposa, para esta terra de gente tão acolhedora”, pontuou o visitante.
 
Meio Ambiente – O assessor da Semam, Paulo Maia, enfatizou a necessidade de conscientização da população sobre os cuidados ao meio ambiente. “Montamos a Tenda Verde e entregamos mudas de árvores nativas para as pessoas, que receberam orientações sobre como fazer o plantio. Além disso, também fizemos o plantio de cinco mudas de coqueiros ao redor do Busto de Tamandaré”, comentou.
 
A equipe da Semam ainda ofereceu um café da manhã com frutas a quem se aproximava para receber as orientações sobre a preservação ambiental. Também apoiaram o programa ‘Amigos da Praia’ o Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), a Capitania dos Portos e o Grupo Escoteiro Evangélico Leão da Tribo de Judá.
 
Outra questão integrante do ‘Amigos da Praia’ é o ordenamento do solo da orla. Para tanto, a Sedurb fiscaliza o disciplinamento do comércio informal para garantir o passeio público de pedestres na calçadinha e na areia das praias. O trabalho é de orientação e inclui também as obras nos bairros da orla para evitar que haja entulhos nas calçadas.
 
Trabalho contínuo – Todos os dias, os agentes de limpeza da Emlur fazem a catação da faixa de areia, varrição da calçadinha e ciclofaixa e coleta dos resíduos domiciliares. Ainda são utilizadas duas varredeiras para fazer a limpeza da ciclofaixa e duas saneadoras na faixa de areia.
 
Com o aumento do número de frequentadores das praias, no verão, o horário de catação foi estendido, com a criação de uma nova turma para o turno da noite, contribuindo para a manutenção da limpeza na faixa de areia e da preservação ambiental.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas