Se liga

Aplicativo para denunciar irregularidades durante campanha eleitoral começa a funcionar no próximo domingo

O Pardal é um aplicativo gratuito e está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.Diversos tipos de infrações eleitorais, podem ser denunciadas como compra de votos, uso da máquina pública, crimes, doações e gastos eleitorais.

Aplicativo para denunciar irregularidades durante campanha eleitoral começa a funcionar no próximo domingo

Para realizar uma denúncia por meio do Pardal, o cidadão deve, obrigatoriamente, apresentar o nome e CPF, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. A identidade de quem denuncia é preservada pela autoridade respons — Foto:reprodução

A Campanha Eleitoral 2020 será iniciada neste domingo (27) e também nesta data será lançado o novo sistema Pardal, um aplicativo onde a população pode denunciar irregularidades de candidatos durante o período eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza esse sistema como forma de facilitar os registros, que nas últimas eleições totalizaram 16.169 denúncias, tendo o Nordeste com o maior número 5.937, o que representa 36,7% do total.

O Pardal é um aplicativo gratuito e está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.Diversos tipos de infrações eleitorais, podem ser denunciadas como compra de votos, uso da máquina pública, crimes, doações e gastos eleitorais.

Para realizar uma denúncia por meio do Pardal, o cidadão deve, obrigatoriamente, apresentar o nome e CPF, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. A identidade de quem denuncia é preservada pela autoridade responsável por apurar a infração eleitoral.

A data das eleições municipais está marcada para 15 de novembro e o segundo turno, que ocorre apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores, o pleito será em 29 de novembro.

O Pardal foi lançado pelo TSE em 2016 e atualizado este ano com o objetivo de  Pelo aplicativo, é possível fazer denúncias de propaganda de rua irregular, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações e gastos na campanha.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas