Renovação

Após denúncia do ClickPB, PMJP pede a Aeronáutica extinção de autorização de operações do Aeroclube

O documento será enviado ao Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, por determinação do prefeito Luciano Cartaxo.

​​Após denúncia do ClickPB, PMJP pede a Aeronáutica extinção de autorização de operações do Aeroclube​

O Aeroclube da Paraíba não está em funcionamento há mais de um ano e três meses, tendo praticamente transferido suas atividades para outro município — Foto:Walla Santos

Dois dias após o ClickPB divulgar que a Aeronáutica renovou mais uma vez a interdição do Aeroclube de João Pessoa até junho, a Prefeitura Municipal decidiu requerer ao II Comando Aéreo Regional da Aeronáutica, a abertura de processo administrativo para extinção da Autorização de Exploração do Aeroclube da Paraíba, localizado no bairro do Bessa na Capital.

O documento será enviado ao Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, por determinação do prefeito Luciano Cartaxo. A Prefeitura, no entanto, não informa o que será feito na área, limitando-se a comunicar às autoridades da Aeronáutica “a intenção de promover a desapropriação da área, para a construção um espaço ecológico/social de uso comum irrestrito da população”. Na nota a Prefeitura não menciona o Parque Parahyba que era previsto para o local. 

O procurador-geral do Município, Adelmar Régis, e a secretária de Planejamento, Daniella Bandeira, elaboraram dossiê relatando que o Aeroclube da Paraíba não está em funcionamento há mais de um ano e três meses, tendo praticamente transferido suas atividades para outro município, e já se encontra abrigando outras atividades econômicas, em flagrante desvio da finalidade, uma vez que é considerado área de utilidade pública federal.

Além da instalação de outras atividades em sua pista, o documento elaborado pelos técnicos da Prefeitura de João Pessoa sustenta que o Aeroclube da Paraíba há anos perdeu sua finalidade, em razão de longa inutilização provocada pela demora na aprovação do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), problemas com a verticalização e adensamento urbano da área e perda de suas condições operacionais.

A Prefeitura menciona ainda as leis e regulamentos que comprovam irregularidades e inadequações no funcionamento e localização do Aeroclube da Paraíba.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

2

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

3

Paraíba

Eleições UFPB: Conheça propostas da chapa Lucídio e João

4

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia

5

Paraíba

Tribunal de Justiça aprova criação de mais sete vagas para desembargador na Paraíba