Sem Tratamento

Objeto de denúncia do ClickPB, despejo de esgoto no mar será tema de audiência em Bayeux

A audiência será promovida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, nesta sexta-feira (23), às 8h, no auditório do Fórum de Justiça da cidade

Objeto de denúncia do ClickPB, despejo de esgoto no mar será tema de audiência em Bayeux

Conforme apurou o MPPB, todo o esgoto produzido em Bayeux é lançado sem nenhum tipo de tratamento no mar — Foto:Clilson Júnior

Após denúncia do Portal ClickPB de que o esgoto de Bayeux está sendo despejado in natura no mar, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) realiza nesta sexta-feira (23), ás 8h, uma audiência pública e quer a participação da população de Bayeux, na Grande João Pessoa, para discutir o saneamento básico no município. A audiência será promovida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, no auditório do Fórum de Justiça da cidade. O caso já vem sendo investigado há algum tempo pelo MPPB.

Conforme apurou o MPPB, todo o esgoto produzido em Bayeux é lançado sem nenhum tipo de tratamento no mar. Além de comprometer a saúde da população, o problema gera grande impacto ambiental.

*O maior crime ambiental da Paraíba: “todo esgoto sanitário de Bayeux é jogado no mar”

Foram convidados a participar da audiência representantes da Câmara Municipal de Vereadores, das associações de bairro de Bayeux e representantes da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa), da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura.

A 5ª Promotoria de Justiça de Bayeux acompanha a implantação do esgotamento sanitário de Bayeux através do procedimento administrativo nº 013.2017.000016.

A promotora Fabiana Lobo informou que, em agosto de ano passado, foi realizada uma audiência em que a Cagepa, responsável por executar essas obras, falou sobre o assunto. Uma das informações repassadas foi que até abril deste ano, seria concluída a construção do interceptor que vai garantir a coleta e o tratamento de esgoto nos bairros Centro, Sesi e São Bento. Posteriormente, a companhia comunicou que a previsão para a conclusão da obra foi ampliada para junho.

No entanto, em visita realizada este mês pela Secretaria de Infraestrutura Municipal a pedido da promotoria, foi constatada a paralisação das obras do interceptor. A audiência acontece justamente na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março).

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Presidente José Willian divulga carta propondo o fim da reeleição na Fiep

2

Paraíba

Campina Grande mostra recuperação e tem saldo positivo de empregos em fevereiro

3

Paraíba

Semana Santa: confira a programação completa do Tríduo Pascal na Família Consolação

4

Paraíba

Ministério Público investiga denúncia de contratação irregular de servidores pela Prefeitura de Condado

5

Paraíba

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação