Pandemia

Arquidiocese da Paraíba mantém suspensas missas com fieis durante Semana Santa; fieis podem ter acesso para oração e atendimento individual

Decreto foi publicado nesta quinta-feira (25) e aponta o que deve ser feito durante o período da Semana Santa.

Arquidiocese da Paraíba mantém suspensas missas com fieis durante Semana Santa; fieis podem ter acesso para oração e atendimento individual

Missãso continuam suspensas na Semana Santa, mas fieis podem ter acesso às igrejas para atendimento individual, — Foto:Walla Santos

Devido ao aumento de mortes e de contaminados por Covid-19, a Arquidiocese da Paraíba decidiu manter as celebrações religiosas sem a presença de fieis em suas paróquias durante a Semana Santa – ponto alto do Catolicismo. Um decreto foi publicado, nesta quinta-feira (25), pela instituição e destaca sobre o acesso às igrejas para atendimento individual e orações pessoais.

A Arquidiocese lamentou e se solidarizou com as perdas das famílias enlutadas e com os profissionais de saúde. Diz o decreto que os fieis podem ter acesso às igrejas para oração e atendimento individual, mas será necessário seguir todos os protocolos sanitários como uso de máscaras, distanciamento e não acessar às paróquias em caso de sintomas gripais. Além disso, a instituição reforçou que as missas com presença de fieis estão suspensas e que a transmissão deve ser feita por uma das plataformas.

De acordo com o arcebispo Dom Manoel Delson, o momento é delicado e traz muitas inquietações. “A Igreja é essencial porque Deus é essencial. Mas entendemos que temos como viver a nossa fé com algumas restrições, por um período de tempo, fazendo disso um exemplo de cuidado com a vida das pessoas. Acreditamos que, juntos, Igreja, sociedade e poderes públicos, poderemos vencer essa pandemia”, disse.

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, até ontem já se contabilizava  5.313 óbitos, 248.452 casos confirmados e a ocupação de leitos de UTI adulto nos hospitais da grande João Pessoa chegou a 90%. “Temos que fazer a nossa parte para evitar o colapso total do sistema de saúde. Nosso ato também é em solidariedade aos profissionais da linha de frente, que vêm enfrentando um esgotamento físico e emocional. Nosso ato é uma defesa da vida!”, reafirma.

SEMANA SANTA

Assim como aconteceu em 2020, a Semana Santa, que é a a semana mais importante para a Igreja, será vivida também de forma virtual. “Assim como ano passado, viveremos a paixão, morte e ressurreição do Senhor com a mesma intensidade e fé. Diferente da forma que gostaríamos, mas com a mesma fé no cristo ressuscitado!”, declara Dom Delson.

Confira o decreto da Arquidiocese:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Briga política: Ministério Público aciona Polícia Federal para investigar vazamento de dados em Tavares

2

Paraíba

Mãe e avó, suspeitas de vender pornografia infantil, são liberadas da prisão e advogado alega erro de investigação: “presas injustamente”

3

Paraíba

Paraíba conquista menção honrosa em prêmio Arara Azul por promoção do turismo: “reconhecimento”, diz diretor da PBTur

4

Paraíba

Vereadora alega que parlamentares e prefeito de Patos estavam sem reajuste há 12 anos: “correção necessária”

5

Paraíba

“Enquanto tiver recurso, vamos buscar”, diz advogado após pedir prisão domiciliar para ex-diretora do Padre Zé