Paraíba

Aucélio Gusmão recebe em Brasília troféu por projeto da Unimed JP

  Com o projeto Unigente Vidas Transformadas, a Unimed João Pessoa conquistou reconhecimento nacional pelo Prêmio Cooperativa do Ano, recebendo […]

 

Com o projeto Unigente Vidas Transformadas, a Unimed João Pessoa conquistou reconhecimento nacional pelo Prêmio Cooperativa do Ano, recebendo o título de Melhor Cooperativa do Brasil na categoria Saúde. O troféu foi entregue na última terça-feira (18) ao presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, durante uma cerimônia em Brasília. 

Segundo Aucélio Gusmão, o prêmio reflete a preocupação da Unimed JP em proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população carente da Paraíba. “O nosso maior objetivo é contribuir muito para a diminuição do sofrimento de milhares de paraibanos, além de fortalecer e repassar as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), através dos nossos projetos desenvolvidos”, enfatizou. E complementou: “para nós, não importa quem faz, mas o que é feito em benefício dos mais necessitados”. 

Na edição deste ano, foram avaliados 197 trabalhos, provenientes de 151 cooperativas, de 19 estados, nos ramos Agropecuário, Consumo, Crédito, Educacional, Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Transporte. 

Deste total, passaram na primeira seleção 82 projetos finalistas de 69 cooperativas. Além da Paraíba, chegaram à final Acre, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. 

O Prêmio Cooperativa do Ano é considerado o mais importante do cooperativismo brasileiro. Ele envolve cerca de 7 mil cooperativas com mais de 8 milhões de empregados e associados, e tem o objetivo de identificar, registrar e divulgar iniciativas de sucesso das cooperativas vinculadas ao Sistema OCB-Sescoop. A premiação é uma realização conjunta da OCB, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e revista Globo Rural, da editora Globo.

Instituto UniGente 

Através de seu instituto de responsabilidade social, o UniGente, a Unimed JP tem promovido ações diversas na área de saúde, capacitação profissional, oficinas artísticas e conscientização ambiental fora dos muros do hospital da rede instalado no estado. 

Criado em dezembro de 2005, o UniGente desenvolve 17 projetos e atividades com foco na ocupação e geração de renda, saúde e cidadania, educação e cultura, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado. Alguns são iniciativas exclusivas do instituto; outros são desenvolvidos através de parcerias. Direta ou indiretamente, eles beneficiam mais de 40 mil pessoas. 

Um dos projetos do UniGente de inclusão social e geração de renda é o Mosaico, que já existia antes mesmo do instituto ser fundado, mas que foi incorporado por ele. Jovens de comunidades carentes de João Pessoa aprenderam a arte milenar e, agora, funcionam como multiplicadores da técnica. Mas, o mais importante é que, em vez de passar o tempo livre nas ruas, onde ficariam expostos a vários perigos, eles aprenderam um ofício e ainda podem ganhar dinheiro. O futuro, antes incerto, começa a se desenhar com novas perspectivas. 

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 

As atividades desenvolvidas pelo instituto de responsabilidade social da Unimed JP são baseadas nos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, um conjunto de metas que devem ser cumpridos por 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2015. 

Para que o acordado durante a Cúpula do Milênio se torne realidade, até 2015 os países devem:

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
2. Atingir o ensino básico universal
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Polícia prende homem a apreende arma e munições em Cabedelo

2

Paraíba

Homem é preso acusado de armazenar vídeos de pornografia infantil no Sertão da Paraíba

3

Paraíba

Homem é assassinado com disparos de arma de fogo em Bayeux

4

Paraíba

Operação da Polícia Civil cumpre mandados em João Pessoa e outros municípios da Paraíba

5

Paraíba

Pitbull ataca idosa em Mangabeira e vítima é socorrida para o Hospital de Trauma