Ação

Banco Anita Cabral promove VII Semana de Doação de Leite Materno

O objetivo é divulgar a estratégia para doação de leite materno pelos diversos setores da sociedade.

Banco Anita Cabral promove VII Semana de Doação de Leite Materno

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3612-2831 — Foto:Reprodução

O Banco de Leite Humano Anita Cabral, que compõe a rede estadual de saúde, promove a partir deste domingo (19), às 12h, a VII Semana Estadual de Doação de Leite Materno. A programação se estende até o sábado (25), com atividades de sensibilização por todo o estado. O objetivo é divulgar a estratégia para doação de leite materno pelos diversos setores da sociedade.

A diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro destacou que durante essa semana a sociedade é convidada a aderir à campanha de doação de leite materno, sensibilizando para a importância do leite doado e o importante papel na redução da mortalidade neonatal no estado.

“A demanda por leite humano pasteurizado cresce a cada dia, para suprir as necessidades dos bebês internos nos leitos neonatais do estado e em especial das UTIs neonatais da Grande João Pessoa, por este motivo é importante prospectar doadoras cada vez mais”, observou.

Thaíse ainda pontuou que, apesar de ser uma semana específica, cujo lançamento nacional ocorre nesta sexta-feira (17), das 8h às 12h, diretamente de Brasília, por meio de uma videoconferência com a participação da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano da Paraíba, na sala de telemedicina, do Hospital Universitário Lauro Wanderley, as atividades estão ocorrendo durante todo o mês.

“Especialmente nesta semana, ocorrerão atividades para a promoção da doação de leite materno em todo estado, por meio da Rede de Bancos de Leite do Estado da Paraíba, composto por seis bancos e 21 postos de coleta, os quais realizarão atividades locais para esse incentivo”, destacou a diretora do Anita Cabral.

Programação 

 No domingo (19), das 12h às 22h, acontecerá um pit stop sobre a doação de leite materno, no Manaíra Shopping, em João Pessoa. Na segunda-feira (20), das 7h às 9h, acontecerá um café da manhã em homenagem às doadoras de leite humano no Anita Cabral, em João Pessoa. 

Já na terça (21), das 14h às 16h, será promovida uma capacitação para os colaboradores do Anita Cabral. Na quarta-feira (22), às 9h, haverá um café da manhã para certificação das mães acompanhantes de bebês internos nos leitos neonatais, na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa. 

Na quinta-feira (23), das 8h às 12h, no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley (Unimed), acontecerá uma reunião com a Rede de Bancos de Leite Humano da Paraíba sobre a nova nota técnica em uso, relacionada ao leite humano ordenhado cru, exclusivo em ambiente neonatal e que foi emitida pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Dando seguimento à programação, na sexta-feira (24) e sábado (25), na Região Metropolitana de João Pessoa, das 8h às 16h, serão realizadas Rotas da Gratidão. 

Trata-se de uma rota domiciliar comemorativa para distribuição de lembranças às doadoras de leite materno ativas. Para finalizar a programação, na segunda-feira (27), das 8h às 12h, ocorrerá uma visita dos alunos de medicina da área de saúde da mulher e aleitamento materno, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) ao Banco de Leite Anita Cabral, em João Pessoa.

Neste mês já aconteceram as seguintes atividades: dia 2, ocorreu uma visita dos alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, campus de Cuité) ao Anita Cabral, em João Pessoa.  Dia 3,  foi realizada uma visita dos alunos da Faculdade Santa Emília de Rodat ao Anita Cabral, em João Pessoa. 

Dias 7 e 10, foram promovidas capacitações para os profissionais da atenção básica do município de Cabedelo. Dia 13, foi realizada uma palestra, na Empresa Coteminas, em João Pessoa sobre o projeto cegonha à vista. Dia 14, foi promovida uma atualização dos nutricionistas do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER), em João Pessoa, sobre a rotina do posto de coleta de leite humano da unidade de saúde. Dia 15, ocorreu a entrega de frascos de vidro pela Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (Facene) ao Anita Cabral, em João Pessoa.

Rede de Serviços e situação do estoque de leite – A Rede de Bancos de Leite da Paraíba coleta mensalmente uma média de 613 litros, com a colaboração de 506 doadoras, distribuindo uma média de 526 litros de leite e proporcionando o atendimento a 869 receptores.

Na Grande João Pessoa, a coleta mensal gira em torno de 400 litros e conta com o auxílio de 350 doadoras, possibilitando a distribuição de 300 litros e contribuindo para o atendimento de aproximadamente 600 receptores.

De acordo com Thaíse, a quantidade ainda é insuficiente para atender a demanda. “É necessário o aumento da coleta, em torno de 200 litros, para atender todos os bebês que requeiram, transitoriamente, um apoio de complemento durante sua internação nas maternidades”, informou.

Doações – Para ser doadora é só procurar o banco ou posto de coleta de leite humano mais próximo, estar amamentando o filho, estar saudável e ter excesso de produção de leite. O serviço de Rota Domiciliar irá até a residência da doadora e entregará o Kit Doação (frascos de vidro esterilizado, luvas, gorro e máscara). Além disso, a equipe prestará todas as orientações necessárias para o correto armazenamento e ainda comparece semanalmente ao domicílio da mãe para coletar a doação. 

Armazenamento – Se a mãe desejar guardar o leite imediatamente, em casa, basta seguir algumas regras: lavar bem as mãos até os cotovelos com água e sabão, prender os cabelos, colocar um lenço sobre a boca (para evitar gotículas de saliva sobre o leite) e o vidro com tampa de plástico seco e já fervido por 15 minutos. Deve-se realizar a extração de leite dentro do vidro e desprezar os primeiros jatos. Após a retirada do leite, colocar o frasco fechado no congelador, onde deverá ter a validade de 15 dias congelado.

Para a utilização do leite congelado deve-se descongelá-lo em banho maria a 40°C e usá-lo, imediatamente. A conservação do leite já descongelado só deverá ser feita pelas próximas 12 horas em refrigerador.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3612-2831

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas