Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Em João Pessoa

Banco de Leite Humano do Instituto Cândida Vargas tem estoque em baixa e faz apelo para novas doações

Atualmente, o serviço da Prefeitura de João Pessoa conta com 90 doadoras ativas, umas com doações semanalmente e outras a cada 15 dias.

Banco de Leite Humano Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas, garantiu leite materno a 1.717 bebês internos na maternidade (Foto: Reprodução)

Por

O Banco de Leite Humano Zilda Arns do Instituto Cândida Vargas está com o estoque em baixa e faz um apelo para novas doações. Atualmente, o serviço da Prefeitura de João Pessoa conta com 90 doadoras ativas, umas com doações semanalmente e outras a cada 15 dias. Mas, segundo a nutricionista e coordenadora do programa, Malu Tavares, há uma baixa nos estoques sempre no início do ano.

“A gente sempre pede para reforçar e convocar a mães com leite em excesso para novas doações. Janeiro é um mês bem difícil pra gente, porque muitas mães viajam. A saída de leite para atender os bebês fica sempre entre 150ml a 350ml a cada três horas e, no momento, dispomos apenas de 86 litros nos estoques, número insuficiente para atender a demanda. Por isso, intensificamos nossa campanha para atrair mais doações”, afirmou Malu Tavares.

Malu Tavares disse que todas as mulheres que estiverem amamentando podem ser doadoras e que os únicos requisitos para fazer isso são: apresentar boas condições de saúde; não tomar nenhum medicamento que possa interferir na amamentação como antidepressivos, ansiolíticos, fitoterápicos e hormônios; não fazer uso de álcool ou tabaco.

“Embora os bancos de leite sejam procurados com mais frequência quando a mãe tem uma produção excessiva, a ponto de sentir desconforto entre uma mamada e outra, mulheres com uma produção de leite considerada normal também podem doar”, frisou Malu, ressaltando que não existe quantidade mínima para este ato, pois mesmo 1ml pode ser suficiente para suprir as necessidades de um bebê prematuro cada vez que ele for alimentado.

Ela informou que o hospital dispõe nas suas dependências um posto de coleta para atender as mães internas, fornecendo orientações a respeito do aleitamento e dos cuidados necessários para que a amamentação seja um ato prazeroso, tanto para ela como para o bebê.

“Também trabalhamos com a Rota Domiciliar, que é realizado com mães de qualquer lugar da cidade, que estejam amamentando e tenham leite excedente para doação. O serviço funciona de forma direta com as mães em suas próprias casas, mesmo neste período de pandemia e é seguro. Nosso trabalho é facilitar e incentivar o aleitamento materno até os seis meses de idade ou mesmo até os 2 anos ou mais”, destacou.

A nutricionista explicou que o leite doado, quando chega ao banco, recebe todo o processo de qualidade e avaliação para depois ser distribuído para os bebês prematuros, com critérios de distribuição solicitados pelo médico, nutricionista e pediatra responsáveis pelo plantão. “O leite tem que ter a caloria e acidez necessária para o bebê”, finalizou.

Balanço de 2021 – Apenas no ano passado, o Banco de Leite Humano Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas, garantiu leite materno a 1.717 bebês internos na maternidade, cujas mães apresentaram dificuldades para amamentar.

Como doar – As interessadas devem ligar no 3214-1390 ou contato via WhatsApp 98795-8192 e fazer o cadastro e/ou agendamento.

 




Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Pluviômetros instalados em sete bairros de João Pessoa auxiliam Defesa Civil no monitoramento de chuvas

Maior São João do Mundo deve gerar mais de dois mil empregos diretos e indiretos em Campina Grande, prevê Associação

Confira os 12 trechos de praias impróprios para banho no Litoral da Paraíba neste domingo

Dupla suspeita de roubo de bicicleta na orla é presa em João Pessoa